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Como falar sobre luto com as crianças?

Embora tenham uma compreensão diferente sobre o tema, os pequenos também sofrem com as perdas e devem aprender a lidar com as noções de finitude desde cedo

Por Luana Pazutti
13 nov 2024, 21h00

Raiva, tristeza, angústia, culpa, medo e apatia são alguns dos sentimentos mais característicos do luto, que é marcado pela sensação de que a vida perdeu o sentido. Engana-se, contudo, quem pensa que esse sofrimento é restrito à vida adulta.

Na infância, lidar com as perdas é ainda mais complicado e exige muito esforço por parte do pais. Trata-se da primeira vez que os pequenos entram em contato com a ideia de finitude.

Antes de mais nada, você sabe o que é o luto?

O luto consiste em uma intensa reação emocional suscitada por uma perda. Embora seja comumente associado à morte, o luto pode estar atrelado a muitas situações dolorosas, como o término de um relacionamento, uma mudança de cidade, o rompimento de uma amizade, a saída de um trabalho ou uma despedida.

Em alguns casos, o sofrimento é tão grande que pode provocar até mesmo sintomas físicos como dor no peito, alterações na memória e distúrbios no sono.

O luto infantil

Conforme se desenvolvem, os pequenos precisam se adaptar a diferentes despedidas. O distanciamento dos pais, o desmame, a primeira ida à escola e a troca dos dentes são alguns dos desafios que permeiam a faixa etária.

Além de todos esses obstáculos, um dos maiores desafios da infância – tanto para as crianças quanto para os pais – é lidar com a morte. Afinal, os pequenos enxergam a perda de uma maneira muito diferente dos adultos.

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O luto infantil representa mais do que uma reação à separação: é o primeiro contato com a percepção da finitude. Isto é, com o falecimento de um parente próximo ou de um animal de estimação, a criança percebe que a morte existe. Como se não bastasse, é quando costumam enxergar pela primeira vez a fragilidade dos adultos que as cercam.

Como as crianças entendem a morte?

A compreensão da morte acompanha o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Antes dos três anos de idade, a criança percebe esse processo apenas como uma ausência e pensam que ele pode ser revertido.

Dos três aos cinco anos, elas costumam imaginar que um pensamento ou palavra tem o poder de provocar ou evitar a morte. Portanto, o sentimento de culpa é comum caso a perda se concretize.

Dos cinco aos nove anos, a morte começa a ser percebida como inevitável, mas é somente a partir dos dez anos que os pequenos passam a entendê-la de forma mais ampla. Isso, entretanto, não é a regra. A única maneira de saber o que a criança pensa é questionando-a.

Como explicar a morte para uma criança?

Há crianças que lidam melhor com o luto, enquanto outras têm mais dificuldade. Na hora de falar sobre morte, a orientação é ser direto, evitando expressões que mascaram ou relativizam a situação.

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Dizer que um parente “virou estrelinha”, por exemplo, pode suscitar falsas esperanças de um retorno. Se por um lado a sinceridade é importante, por outro é preciso preservar alguns detalhes dolorosos, incluindo a maneira como a morte ocorreu.

Explicar para as crianças o que está acontecendo, questionar o que ela está sentindo e compartilhar vivências, sempre respeitando os seus limites emocionais e as diferentes fases do luto, é essencial. Em alguns casos, pode ser importante buscar ajuda psicoterapêutica.

Para falar sobre luto com as crianças…

Uma dica é contar com livros e filmes que explicam a morte a partir de uma linguagem própria para crianças. O premiado curta-metragem japonês A casa dos pequenos cubos é um deles.

Além disso, filmes como O Rei Leão, Viva – A vida é uma festa, Soul, Up Altas Aventuras, Lilo & Stitch e Frankenweenie são algumas opções clássicas que podem facilitar as conversas sobre o luto com os filhos. Os livros A menina e seus pontinhos, de Silmara Rascalha, e O que faço com esse buraco?, de Marilu Rodrigues, também podem ajudar.

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