Tablet, celular, videogame… É cada vez mais comum ver a criançada se divertindo com telas no seu tempo de lazer. Sociedades de Pediatria do mundo todo – incluindo a brasileira – enfatizam os malefícios desse hábito que está relacionado com o sobrepeso e até problemas no desenvolvimento. E quantos pequenos encontramos por aí desenhando livremente?
O Monster Project (Projeto Monstro, em tradução livre), do Texas, nos Estados Unidos, foi criado para chamar atenção para essa questão e mostrar aos baixinhos como é importante exercitar a criatividade. A proposta é simples: as crianças são convocadas para desenhar monstros e, a partir do que foi feito, artistas profissionais dão um toque especial ao incrementar diferentes técnicas para criar ilustrações.
O resultado final é mostrado para os pequenos, que têm a oportunidade de aprender um pouco sobre os métodos utilizados e também de perceber o que a arte deles causou nos outros. No site oficial, os fundadores fazem o convite para que voluntários se unam em prol dessa causa que, por ter um financiamento limitado, ainda não alcançou tantas pessoas como gostaria.
“A criatividade vem em muitas formas e esperamos incentivar a exploração de suas próprias percepções únicas do mundo que compartilhamos. E, enquanto estivermos nisso, queremos apresentar-lhes a noção de arte como uma carreira legítima”, afirma o comunicado publicado no portal. Confira as fotos do trabalho e surpreenda-se: