10 ideias de atividades para crianças com caixa de ovos
Preparamos uma seleção do Pinterest com inspirações para treinar a coordenação motora e outras habilidades
Se você tem criança na família, nada de descartar as caixas de ovos! Com um formato ideal para diversas finalidades, elas podem ser usadas para treinar a coordenação motora, fazer pintura, criar “esculturas” de animais e até plantar sementes, além de outras atividades muito divertidas.
Confira, a seguir, algumas ideias que selecionamos para te inspirar!
1. Como material de pintura
Que tal transformar uma cartela de ovos em paleta de tintas? É ótimo, já que as cores ficam todas reunidas e, ao mesmo tempo, não se misturam. Além disso, é fácil de transportar, ajudando a evitar a bagunça na hora das artes. Para quem quiser caprichar, dá para fazer furinhos na parte do meio e usar como suporte de pincel, assim como na referência abaixo.
2. Para criar bichinhos
Corte uma fileira inteira e aproveite as casinhas como parte do corpo do inseto ou de outro animal. Por exemplo: com duas partes, é possível criar uma abelha ou uma aranha; com três, uma formiga. Com a fileira toda, dá para fazer uma centopeia! Basta recortar patinhas de papel e ir colando nas laterais, assim como antenas na parte que será a cabeça. Com canetinha, é só desenhar a carinha e pronto!
Com um pouquinho mais de habilidade, sai até uma tartaruga!
3. Criando uma sementeira
Que tal usar a cartela de ovos como sementeira? Você pode fazer do modo tradicional que as crianças gostam, com algodão e feijões, ou até mesmo usar um pouquinho de terra. Nesse caso, o ideal é acrescentar substrato orgânico (e não apenas terra de jardim), para que as mudinhas se desenvolvam.
4. Para treinar a coordenação
Para os menores, uma boa ideia é aproveitar a cartela para praticar a coordenação motora fina. Vire a bandeja de cabeça para baixo e faça furos bem no meio de cada casinha. Depois, dê algo (como cotonete, canudo ou palito de sorvete) para que a criança encaixe um em cada buraco. Para os que estão aprendendo as cores, vale até fazer um jogo de combinação: pintar cada casinha de uma cor, assim como os palitos. O objetivo será acertar seu correspondente!
5. Jogo da velha
Corte uma caixa de modo 3 x 3, ou seja, com nove casinhas no total (três colunas e três fileiras). Depois, separe objetos pequenos em duas cores – cada um será correspondente a um jogador. Você pode, por exemplo, usar tampinha de garrafa PET; se só tiver azuis, dá para pintar ou colar adesivos. Bolinhas coloridas também cumprem a função. O jogo, enfim, será como o tradicional: quem formar a primeira fila, na horizontal, vertical ou diagonal, vence.
6. Para treinar a alfabetização
Mais uma boa ideia de atividade é usar os espacinhos para os ovos como casinhas para letras. Imprima o alfabeto em uma folha de sulfite, recorte em formato circular e cole sobre tampinhas de garrafa PET. Então, basta dar a cartela de ovos à criança e sugerir que ela crie palavras. Você pode recortar a caixa com um número determinado de espaços ou deixar a criação livre para os pequenos.
7. Para praticar a coordenação motora fina
Aqui, você vai precisar de botões, cola quente e elásticos. A ideia é fazer assim como na foto a seguir: virar a cartela de ovos de cabeça para baixo, colar botões em uma fileira e, na outra, colocar elásticos. Você pode fazer essa segunda parte furando a cartela e amarrando o elástico pelo lado de dentro ou também com cola quente. O objetivo do bebê será prender o elástico no botão.
8. Fazendo escamas
Ao recortar as casinhas e pintar, é possível criar escamas e formar peixes ou até mesmo a cauda de uma sereia! Basta que a criança já consiga usar tesoura (sem ponta) – você também pode ajudá-la nesta etapa. Depois, use tinta, glitter e o que mais a imaginação mandar. A parte de cima do corpinho pode ser feita com cartolina.
9. Para construir meios de transporte
Aqui, é preciso um pouquinho mais de habilidade e de materiais, além de algumas fotos como referência. Olha só como os resultados são incríveis!
Um navio pirata:
Um caminhão dos bombeiros:
E até um avião!
10. Para criar seu próprio Tetris
Por fim, que tal um jogo de encaixe, digamos, analógico? Recorte as partes em diferentes formatos, pinte cada uma de uma cor e dê para a criança encaixar todas, de modo que a cartela fique completa, sem sobrar nenhum espacinho. Legal, não?