Volta às aulas com canto de estudos nota 10! Veja o que não pode faltar

Especialistas dão dicas de como montar um espaço aconchegante, estimulante e funcional para os pequenos.

Por Daniella Grinbergas Atualizado em 12 fev 2021, 10h46 - Publicado em 15 fev 2021, 15h00

Estudar em casa, com aulas remotas ou apenas realizando as tarefas na volta da escola, é uma rotina que pede atenção. Toda criança precisa de um lugar especial, onde se sinta confortável e consiga se concentrar para aprender melhor.

Por isso, vale montar um canto de estudos, que pode ser dentro do quarto, na sala ou em qualquer outro cômodo, desde que seja planejado para esse fim. Para te ajudar a criar o espaço perfeito, conversamos com especialistas.

Ergonomia é tudo!

Pense no bem-estar e na postura adequada do pequeno. “A altura da mesa varia conforme a faixa etária. O ideal é que a criança sentada consiga posicionar os antebraços retos sobre a mesa com o cotovelo dobrado a 90 graus e apoie os pés no chão”, orienta a arquiteta Isabel Amorim.

Projeto Patrícia Bigonha
Projeto Patrícia Bigonha @patriciabigonha/Instagram
Projeto Angra Design
Projeto Angra Design Divulgação/Reprodução

Em relação às cadeiras, escolha a que dê mais conforto. Uma boa dica é optar por modelos com regulagem de altura. As que possuem braços são indicadas para um período prolongado de uso, porém ocupam mais espaço.

Isabel ainda sugere escolher os modelos sem rodinhas, pois o deslocamento com o móvel pode representar um fator de distração para as crianças.

Projeto Decor Petit
Projeto Decor Petit @decor.petit/Instagram

Estudo iluminado

Luz natural é uma excelente pedida para deixar a área mais clara e proporcionar conforto aos olhos. “Sempre que possível, gostamos de prever a mesa próxima à janela”, dizem as designers de interiores Ana Paula Cunha e Grace de Paula, do escritório Angra Design.

Continua após a publicidade
Isabel Amorim
Projeto Isabel Amorim Kadu Lopes/Divulgação

De todo modo, a iluminação artificial merece atenção. O mais adequado é ter um ponto de luz no teto bem acima da mesa, para evitar fazer sombra sobre o tampo, e um abajur com foco direcionável.

Móveis espertos

Organize o canto de estudos com peças que são boas aliadas. As designers de interiores Ana Paula e Grace sugerem nichos e prateleiras para apoio de livros e materiais, móveis volantes (a exemplo de gaveteiros) e armarinhos com porta.

Assim, é possível livrar o tampo da mesa e deixar tudo à mão e em ordem.

Projeto Uêbaa Design
Projeto Uêbaa Design @uebaa_design/Instagram
  • Avisos na parede

    Calendário, mural, lousa, quadro de recados… Escolha a opção mais adequada para deixar à vista o planejamento diário e os afazeres dos pequenos. “Esses itens estimulam a criança a se organizar, a criar uma rotina e auxiliam também no aprendizado”, aponta Isabel.

    Projeto Studio AR Design
    Projeto Studio AR Design @studioardesign/Instagram
    Gênio Presentes
    Planner escolar de 30 x 40 cm, com caneta. Gênio Presentes @geniopresentes/Instagram

    Decorar também é preciso

    Questões práticas definidas, é hora de dar personalidade ao canto de estudos, deixando-o convidativo. “Gosto de incluir uma decoração lúdica ou um detalhe com uma cor que a criança goste e que a aproxime daquele momento. Ela deve reconhecer que aquele é o espaço de aprendizagem e concentração”, comenta Isabel.

    Aqui, vale tudo: uma parede colorida, um papel estampado, adesivos, temas preferidos… Solte a imaginação junto com os filhotes.

    Projeto Kids Arquitetura
    Projeto Kids Arquitetura @kidsarquitetura/Instagram
    Projeto Ka Martins
    Projeto Ka Martins @ka.martins/Instagram

    Pronto, cantinho arrumado. Boa volta às aulas!

    Continua após a publicidade
    Publicidade