Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação de leite materno

Com atriz Sheron Menezzes como madrinha, a iniciativa quer convocar mais mulheres a serem voluntárias. Saiba mais!

Por Da Redação Atualizado em 20 Maio 2018, 00h09 - Publicado em 19 Maio 2018, 20h55

Neste sábado, 19, é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e, em comemoração à data, o Ministério da Saúde lançou na última sexta-feira, 18, a campanha nacional “Doe Leite Materno, Ajude Quem Espera Por Você”. Feita em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) e o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno.

A ação foi anunciada durante o V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano, realizado em São Paulo, e tem a atriz Sheron Menezzes como madrinha – ela deu à luz seu primeiro filho, Benjamin, em outubro de 2017. “É um orgulho estar aqui hoje ajudando a divulgar essa causa nobre. Precisamos falar de doação de leite materno, divulgar e incentivar outras mães, divulgar entre a família, amigos e redes sociais. As pessoas desconhecem que podem salvar vidas com qualquer quantidade do leite materno. Muitos recém-nascidos de baixo peso não podem se alimentar no seio da mãe e precisam da doação para se desenvolverem. Me coloco no lugar dessas mães, porque quando precisei fui socorrida, e hoje peço para todas as mães que amamentam se conscientizarem e doarem seu leite”, afirmou a artista durante o evento, que foi transmitido ao vivo na página do Facebook do Ministério da Saúde.

Sheron Menezzes na campanha de doação de leite materno do Ministério da Saúde
Ministério da Saúde/Divulgação

De acordo com dados da pasta, em 2017, o volume de leite materno coletado em todo país foi de 212 mil litros. Ao todo, 198 mil bebês prematuros foram beneficiados nesse período com a doação de 183 mil mulheres. Apesar de alto, esse número ainda não é suficiente para suprir a demanda dos que nascem antes do tempo ou com peso abaixo de 2,5 quilos.

“Precisamos parabenizar e continuar incentivando essas mães a doarem o leite materno para que outras possam ver seus filhos crescerem fortes e saudáveis. Tenho orgulho de sermos referência na estratégia de bancos de leite para outros países. É importante lembrar que doações de leite salvam vidas, qualquer quantidade é importante para bebês prematuros e de baixo peso”, destacou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Essa mensagem também foi reforçada no vídeo publicado pelo ministério nas redes sociais, com a participação de Sheron. Assista:

Continua após a publicidade

E a atriz também se manifestou em seu perfil do Instagram, ressaltando a importância da campanha e de mais mulheres se tornarem voluntárias:

Atualmente, existem no país 219 bancos, em todos os estados e no Distrito Federal, e 196 Postos de Coleta, além da coleta domiciliar. Para saber qual a unidade mais próxima de você, acesse o site da Rede Global de Bancos de Leite Humano.

 

Continua após a publicidade

Publicidade