Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Ovo faz bem para criança? Descubra os benefícios na fase de crescimento

Entenda como o ovo pode beneficiar o desenvolvimento do seu filho e como introduzi-lo a alimentação da família

Por Redação Pais e Filhos
31 jul 2025, 07h00
ovos criança
 (prostooleh/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Imagine um alimento que parece muito comum, mas que na verdade é um verdadeiro tesouro para o crescimento saudável dos nossos pequenos. Sim, estamos falando do humilde ovo! Ele se revela uma fonte surpreendente de benefícios, indo muito além do que a maioria das pessoas pode imaginar. É um parceiro incrível para o avanço das crianças, apoiando tanto o desenvolvimento do corpo quanto da mente. Descubra agora mesmo por que incluir este item acessível e simples na dieta infantil pode fazer toda a diferença.

Benefícios do ovo para o desenvolvimento infantil

O ovo é muito mais do que um mero ingrediente versátil para diversas receitas; ele é, de fato, um superalimento recheado de elementos nutritivos indispensáveis para a evolução física e cognitiva da criançada. Com uma abundância de proteínas de altíssima qualidade, este alimento concentra ainda diversas vitaminas e minerais que são pilares para a boa formação e o bem-estar dos que estão em pleno processo de amadurecimento.

Especialistas em nutrição dizem que o ovo é um rico e autêntico de substâncias nutritivas. Ele contém vitamina D, fundamental para a solidez óssea, e ferro, que auxilia no combate à deficiência de glóbulos vermelhos. Além disso, este alimento oferece colina, um componente vital para o amadurecimento cerebral e para a capacidade de reter informações. O ovo também se destaca por possuir uma variedade de vitaminas, como a A, B2, B12, E e K, e minerais como fósforo e selênio, que contribuem para a boa condição da visão, para a defesa do organismo e para muitas outras funções corporais. Não para por aí: o ovo também apresenta luteína e zeaxantina, que são dois tipos de carotenóides com propriedades antioxidantes, que atuam na defesa da visão e da saúde ocular dos mais jovens. E as vitaminas do complexo B presentes são essenciais para o bom funcionamento do cérebro e para a geração de energia no organismo.

Maneiras deliciosas de apresentar o ovo às refeições

Além de ser uma potência nutricional, o ovo é um item prático e pode ser inserido de muitas formas nas dietas diárias. Seja no desjejum, no almoço ou até mesmo em lanches rápidos, as possibilidades são praticamente ilimitadas. Pela manhã, ele pode ser servido em preparações como omeletes, ovos mexidos ou cozidos. No horário do almoço, uma omelete com recheios vegetais é uma excelente pedida para encantar os pequenos paladares. E para aqueles momentos em que a fome aparece entre as refeições, os ovos em bolinhos salgados ou sanduíches enrolados são opções velozes e saborosas.

A chave para tornar a experiência alimentar mais interessante está em variar a maneira de preparar. Convidar os meninos e as meninas para participar da elaboração dos alimentos pode ser uma tática para aumentar o interesse deles por uma nutrição mais benéfica. Afinal, aprender de forma divertida é sempre mais eficaz, não é mesmo? Quando a criança se envolve no processo de confecção dos pratos, ela se sente mais animada a experimentar e consumir.

Continua após a publicidade

Família e escola na educação alimentar

A construção de comportamentos alimentares saudáveis não é algo que acontece de uma hora para outra; na verdade, é um processo que se desenvolve através de uma instrução contínua e estimulante. Este aprendizado começa dentro de casa, com os pais ou responsáveis servindo de bons exemplos e engajando as crianças no planejamento das refeições diárias.

No ambiente escolar, a inclusão do ovo nas refeições servidas é um método excelente para garantir que os estudantes estejam recebendo alimentos ricos em proteínas. O ovo pode ser apresentado de diferentes maneiras para captar mais a atenção da garotada. Algumas instituições de ensino inclusive mantêm programas de orientação nutricional, com oficinas culinárias, onde os alunos aprendem a preparar receitas descomplicadas com itens saudáveis.

Um defensor natural contra os ultraprocessados

Atualmente, a forma como as crianças se alimentam têm sido grandemente impactada pelo aumento no consumo de produtos ultraprocessados, que são ricos em açúcares, gorduras e sal. Essa realidade tem levantado preocupações sobre a saúde infantil, visto que o consumo exagerado desses itens está associado à elevação de problemas como a obesidade e enfermidades crônicas.

Continua após a publicidade

Nesse cenário, o ovo se posiciona como uma escolha de origem natural e muito vantajosa. Com sua excelente concentração de proteínas e uma composição repleta de nutrientes essenciais, ele oferece um suporte significativo para um desenvolvimento sadio dos pequenos. Pesquisas indicam que padrões alimentares com menor quantidade de produtos ultraprocessados e mais alimentos puros estão ligados a melhores marcadores de saúde e a riscos reduzidos de doenças.

Transformando a refeição em brincadeira: o ovo divertido!

Sabemos que tornar a alimentação um momento de diversão é uma estratégia fantástica para incentivar os pequenos a consumirem mais itens que lhes fazem bem. Para isso, vale a pena investir em criações culinárias que sejam coloridas e cheias de imaginação. Ovos cozidos que assumem formatos de rostinhos ou de animais são uma maneira adorável de tornar o alimento mais atraente. Omeletes vibrantes com vegetais picados ou bolinhos de ovo com legumes são outras ideias que podem transformar a hora da refeição em um instante de pura alegria.

Apresentações lúdicas ajudam as crianças a se sentirem mais inspiradas a provar novos sabores e a cultivar uma conexão positiva com a comida, algo fundamental nos primeiros anos de vida. É sobre criar memórias saborosas e nutritivas que acompanharão o desenvolvimento infantil!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta