6 receitas de sopa para aquecer os pequenos no inverno

Versões renovadas de clássicos, ingredientes inusitados e ervas trazem mais nutrientes à sopa infantil. Veja as sugestões de nutricionistas e bom apetite.

Nós já falamos por aqui de estratégias que deixam a sopa das crianças mais saudável e saborosa, como diversificar os ingredientes utilizados, evitar temperos industrializados, usar especiarias, ervas e incluir mais de um grupo nutricional.

As sopinhas são uma ótima oportunidade de apresentar novos sabores e despertar desde cedo o interesse da prole por pratos saudáveis. Para despertar ainda mais seus dotes culinários neste inverno, veja algumas receitas práticas, que agradarão a família inteira. E mãos à obra!

Receitas enviadas por Luna Azevedo, sócia fundadora da Cínica Nutrindo Ideias, do Rio de Janeiro

Para crianças a partir dos seis meses.

Sopa de Inhame

Ingredientes:
400 g de inhame cortado em cubos
1 dente de alho picado e 1 cebola média picada (opcionais)
1 colher (sopa) de azeite
600ml de caldo de legumes natural*
1 maço de espinafre picado

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte o inhame e deixe refogando por mais 3 minutos. Acrescente o caldo de legumes e o espinafre e cozinhe até o inhame ficar bem macio. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador — de preferência, preservando alguns pedacinhos. Salpique a salsa e sirva em seguida.

* Para fazer o caldo natural, cozinhe chuchu, cenoura, cebola, aipo, especiarias e outras ervas na água, depois coe e reserve só o líquido. O caldo pode ser congelado em cubinhos e reutilizado.

Caldo de mandioquinha

Ingredientes:
3 mandioquinhas grandes
1 colher (chá) de cheiro verde picado
1/2 xícara (chá) de cebola picado
1/2 colher (de sopa) de óleo

Modo de Preparo:
Cozinhe as mandioquinhas na água com sal. Deixe esfriar e bata no liquidificador com a própria água. Leve ao fogo com os outros ingredientes e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos ou até engrossar.

Caldo de feijão carioquinha

Ingredientes:
2 xícaras de feijão cozido
1/2 xícara de macarrãozinho
1 cenoura pequena
1 batata pequena
1 batata doce pequena
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 folhas de couve rasgadas
1 e 1/2 litro de água
1/2 colher (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo

Bata o feijão já cozido no liquidificador com a água. Coe o caldo e coloque em uma panela. Acrescente os outros ingredientes, exceto o macarrão com o azeite. Quando o caldo estiver fervendo junte o macarrão. Mexa e deixe cozinhar lentamente até que todos os ingredientes estejam cozidos. Quando desligar o fogo, acrescente o azeite de oliva.

Receitas enviadas por Milena Lopes, nutricionista materno-infantil da Clínica NutriCilla, em São Paulo

As sopas cremosas e com legumes amassados abaixo podem ser oferecidas a partir dos seis meses, dependendo da capacidade de mastigação e deglutição. As mais pedaçudas, com carnes, por volta dos 10 meses, de novo dependendo da etapa de cada bebê na introdução alimentar. Lembrando que o sal, nas receitas em que ele é sugerido, só deve ser acrescentado depois de um ano de vida.

Sopa de abóbora e manjericão

Ingredientes:
1 kg de moranga
3 colheres (sopa) de óleo de canola ou girassol ou azeite
2 xícaras de macarrão infantil
1 peito de frango cozido e desfiado ou 2 xícaras de carne moída cozida.
1 cebola pequena picada
5 dentes de alho picados
1 litro de água
1 xícara (chá) de folhas pequenas de manjericão
Temperos naturais a gosto
Sal se necessário

Modo de preparo: 
Descasque a moranga e corte-a em cubos. Depois, doure a cebola e o alho numa panela de pressão. Acrescente a abóbora picada, a água, os temperos e o manjericão, misture e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe na pressão por 20 minutos. Enquanto isso, cozinhe separadamente o macarrão.
Apague o fogo da panela de pressão e espere a pressão esgotar naturalmente para abrir a panela. Amasse os pedaços de abóbora com as costas de uma concha, acrescente o macarrão e o frango ou carne moída e acerte o sal.

Caldo de mandioca com carne

Ingredientes:
400 gramas de mandioca
150 gramas de carne bovina cortada em tiras finas
2 tomates picados
1 cebola pequena
1 colher de sopa de alho picado
óleo de canola
Temperos naturais a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe a mandioca no litro de água, junto com os temperos. Depois de cozida, bata no liquidificador e reserve. Na mesma panela que você cozinhou a mandioca, coloque o óleo, a cebola, o alho, o tomate e refogue a carne em tirinhas finas. Deixe a carne fritar bem. Depois, acrescente o líquido reservado, mexa bem e acerte o sal se necessário. Se achar que está muito grosso, acrescente um pouco de água filtrada. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos e sirva.

Canja Integral

Ingredientes: 
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 tomates picados
1 peito de frango sem pele
2 litros de água
2 cenouras em cubos ou cortadas com molde em formato de desenhos
2 xícaras (chá) de arroz integral cozido
Sal e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, aqueça o azeite em fogo médio, e refogue a cebola, o alho e o tomate por 3 minutos. Coloque o peito de frango, a água e tampe a panela. Depois que pegar pressão, cozinhe por 20 minutos em fogo baixo. Deixe a pressão sair naturalmente, abra a panela e retire o frango, reservando a água do cozimento. Desfie o frango com um garfo e reserve. Volte a panela com a água do cozimento ao fogo médio e, assim que levantar fervura, junte a cenoura. Cozinhe até a cenoura ficar macia. Adicione o arroz, o frango desfiado e cozinhe por mais 5 minutos. Tempere com sal e cheiro-verde e sirva em seguida.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s