Câncer infantil: Ministério da Saúde divulga novas orientações

Em 2014, a doença ficou em oitavo lugar entre as causas de morte de crianças de 0 a 4 anos. Saiba mais!

Nesta quarta-feira, 15, é Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 2.724 pessoas vítimas do câncer infantojuvenil faleceram em 2014 no Brasil. Pesquisas do Instituto também apontam que a doença é a segunda causa de óbito entre crianças e adolescentes.

Na última sexta-feira, 10, Francisco Figueiredo, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, e Ana Cristina Pinho, diretora-geral do INCA, participaram de um evento em que a enfermidade foi debatida. Na ocasião, também foi anunciado o lançamento do Protocolo de Diagnóstico Precoce do Câncer Pediátrico.

O documento é dedicado para os profissionais da saúde e traz orientações sobre a doença – como informações sobre a população em risco, os principais tipos de câncer e possíveis tratamentos. Como a enfermidade tende a crescer mais aceleradamente em crianças, o diagnóstico precoce é fundamental. Com o protocolo em mãos, os especialistas poderão seguir as condutas necessárias para identificar e tratar o problema o quanto antes.

“O que dificulta, em muitos casos, a suspeita e o diagnóstico do câncer nas crianças e nos adolescentes é o fato dos sinais e sintomas serem comuns a outras doenças. Em alguns casos, as famílias recorrem à assistência médica várias vezes e o paciente pode ser diagnosticado já com a doença avançada”, comentou Figueiredo.

Realmente, os sintomas do câncer se assemelham aos de outros problemas que acometem os pequenos – como febre persistente, perda de peso, palidez, sangramentos e manchas no corpo, dor óssea e de cabeça, além do aumento de gânglios. Por isso é tão importante levar o filhote ao pediatra, tirar todas as dúvidas e manter os exames em dia.

 

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s