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Saúde

Obesidade infantil

Manuela Macagnan Atualizado em 02.12.2011
obesidade-infantil
Getty Images

Os hábitos alimentares que previnem o problema

 

Os índices de obesidade infantil quadriplicaram nos últimos 20 anos. Segundo o IBGE, 11,8% das meninas estão obesas e, entre os meninos, o problema atinge até 16, 6%.

 

De acordo com o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo, os fast foods, guloseimas e o acesso fácil a alimentos de preparo rápido, são os principais vilões da obesidade infantil. Para o pediatra, é preciso que os pais sejam firmes quando se trata da alimentação dos pequenos. “Crianças precisam de refeições regradas, tanto nos horários, quanto da variedade de bons alimentos no prato”, afirma.

 

Pular ou substituir refeições por lanches, seja por falta de tempo ou por qualquer outro motivo, impacta diretamente na saúde infantil. Em fase de desenvolvimento, a garotada  precisa de diversos nutrientes que, em uma dieta desregrada, acabam perdidos em alimentos gordurosos ou cheios de açúcar.

 

Outra questão importante, de acordo com Reibscheid, é que os adultos ajam como o espelho das crianças. “Os pais não podem exigir que o filho coma legumes e verduras se eles mesmos não possuem hábitos saudáveis”. É na infância que se adquire costumes nutricionais, portanto, se a rotina não é organizada, fica mais difícil reverter à desordem mais tarde.

 

Calma, é claro que as crianças não precisam abdicar totalmente das guloseimas. Segundo o pediatra, levar a turminha uma vez por semana para escolher algo que deseja comer não trará grandes prejuízos. Outra dica que pode ajudar a introduzir legumes e verduras nas refeições das crianças é preparar seus pratos preferidos, incluindo ingredientes saudáveis na receita.

Veja, abaixo uma dica saudável de hamburguer sugerida pelo pediatra.

 

Hambúrguer de espinafre

 

 

Ingredientes

- 2 xícaras de folhas de espinafre

- 1 xícara de ricota

- 4 colheres de sopa de farinha de trigo

- 1 dente de alho amassado

- 1 colher de chá de molho de soja

- Sal a gosto

- Óleo para untar

 

Modo de preparo

Coloque o espinafre em uma panela. Tampe e cozinhe em fogo baixo, até as folhas ficarem macias. Esprema, para retirar o excesso de caldo, e pique-as em uma tigela. Amasse o espinafre, a ricota, o alho, o molho de soja e a farinha de trigo. Tempere com sal e misture bem. Forme os hambúrgueres e asse. Rende 8 unidades.

 


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