Devo colocar meus filhos gêmeos em salas de aula separadas?

Especialista esclarece essa dúvida comum entre as mães de múltiplos ou que possuem filhos com idades próximas. Saiba o que é recomendado!

“Tenho filhos gêmeos e, pensando na escolinha, não sei se é melhor mantê-los na mesma sala de aula ou separados. O que é indicado?”

“É indicado separar! É importante que cada uma das crianças tenha seu espaço na escola, pois, dentro de casa, os irmãos naturalmente fazem quase tudo juntos. Então, quando chegam no ambiente escolar, mesmo até quando ainda são bem pequenos, sugerimos para os pais que cada um fique em uma classe – isso só não acontece quando há uma única turma naquele ano ou quando os responsáveis não concordam de jeito nenhum. Estando em salas separadas, cada irmão pode ter seus próprios amigos e professoras diferentes e, consequentemente, um não inibe o desenvolvimento do outro. No caso de gêmeos, é comum que uma das crianças seja mais ‘líder’ e menos tímida e outra mais quietinha, assim, o irmão ‘dominador’ acaba tomando a frente em diversas situações. Por outro lado, o menos ‘dominante’ acaba deixando que o irmão faça tudo por ele. Separando-os, é possível trabalhar o desenvolvimento dos dois independentemente. Essa lógica de separação também se aplica a parentes muito próximos, como primos, por exemplo”, explica Paula Neves Fava Bon, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Franciscano Pio XII, de São Paulo.

Como explicar para as crianças essa separação?

“Os pais devem dizer aos pequenos que essa separação não quer dizer que eles vão deixar de ser amigos. Fora da escola ou em atividades escolares externas, eles ainda irão se ver e estarão juntos. Assim como se um precisar do outro pode ir até a sala ao lado. É comum que os pais fiquem mais resistentes e receosos do que os irmãos”, conclui a especialista.

Também tem dúvidas sobre gravidez, desenvolvimento dos pequenos ou cuidados com os filhos? Mande a sua pergunta!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s