A notícia alegre de que a família vai aumentar vem acompanhada de desafios intensos e não impede que as mulheres sintam tristeza, insegurança e melancolia.
Algumas ideias simples podem ajudar os papais de primeira viagem a se organizarem para os primeiros dias do recém-nascido em casa.
Paciência, apoio de profissionais qualificados e respeito ao processo individual da criança ajudam asuperar a situação traumática e prevenir danos futuros.
Especialistas apontam maneiras de reconhecer o bullying na primeira infância e o que fazer para auxiliar tanto a criança que agride quanto a que é agredida.
Depois de tentar tirar a própria vida aos oito anos, a pequena busca ajudar crianças que possam estar passando por traumas como os que ela enfrentou.
Entenda como o isolamento social e a covid-19 podem contribuir para que a condição, comum em mulheres durante o puerpério, fique ainda mais evidente.
De acordo com a pesquisa, crianças até cinco anos cujas mães tiveram depressão pós-parto têm mais risco de vulnerabilidade em áreas do desenvolvimento.
Em um relato sincero, ela contou como foi não conseguir viver os primeiros momentos da filha por causa da depressão pós-parto.
Ainda que elas sejam ditas com boas intenções, essas frases podem acabar invalidando os sentimentos da figura materna e trazendo ainda mais culpa.
Mesmo que por opção, a mulher que se ocupa exclusivamente dos cuidados com a casa e os filhos enfrenta desafios e preconceitos. Veja como lidar com isso.