Vacina contra febre amarela é ampliada para toda São Paulo

Imunização estará disponível em todas as unidades de saúde da capital paulista. Entenda.

Com o objetivo de aumentar a taxa de adesão à vacina e diminuir o risco de a febre amarela se espalhar pela cidade, a Prefeitura de São Paulo anunciou que a partir desta segunda-feira, 19, a campanha municipal será ampliada. De 54 distritos, a cobertura passa a 96 distritos, totalizando 466 salas de vacinação que disponibilizarão a dose fracionada até o dia 30 de maio.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde setembro de 2017 até o último dia 15, mais de 5 milhões e oitocentas mil pessoas receberam a vacina contra a febre amarela, o que significa uma cobertura de menos de 50% da população. Agora, com a ampliação do número de unidades aliada ao novo calendário, a estimativa é de que essa cobertura aumente de forma tranquila.

“Não há motivo para pânico ou formação de filas de madrugada, pois a dose estará disponível para todos e por um período razoável de tempo. Já conseguimos uma boa cobertura em regiões como a Norte e Sul e esperamos ampliar a imunização nas outras áreas da cidade com a expansão da campanha”, destacou o secretário municipal da saúde, Wilson Pollara.

Para ser imunizado, basta comparecer à UBS com documento de identificação e, se for possível, com o cartão SUS e o de vacinas. Vale lembrar que a dose padrão é destinada apenas a casos específicos, como viajantes internacionais, pessoas com condições clínicas especiais, gestantes e crianças entre nove meses e dois anos; nos outros casos, é aplicada a dose fracionada. É importante ressaltar ainda que mulheres amamentando crianças com até 6 meses de idade e gestantes residentes de áreas de risco devem ser vacinas apenas após uma avaliação do médico responsável pelo pré-natal.

Onde tomar a vacina

O site da Prefeitura de São Paulo traz um passo a passo que ensina como consultar no Busca Saúde qual é a UBS de referência de cada morador da cidade. Após acessar o site (buscasaude.prefeitura.sp.gov.br) e digitar o endereço com número, é possível visualizar um mapa que indica a sua unidade de referência.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s