Ultrassom 3D na gestação: tudo o que você precisa saber sobre o exame

Um guia completo para entender os benefícios do exame ultrassom 3D

Por Redação Pais e Filhos
26 jul 2025, 07h00
Grávida fazendo exame de ultrassom
 (Divulgação/Pinterest)
Continua após publicidade

A espera de um filho é um tempo recheado de emoções e descobertas. Nesse trajeto, a tecnologia avança para oferecer aos futuros pais experiências ainda mais íntimas e seguras. Uma dessas inovações é a ultrassonografia em 3D, um procedimento que proporciona imagens muito mais nítidas e ricas em particularidades sobre o desenvolvimento do pequeno no ventre. Sem ser invasivo e sem causar dor, este método utiliza ondas sonoras para criar uma representação espacial, permitindo que os pais e profissionais de saúde observem com clareza os traços do rosto do bebê e identifiquem possíveis desafios durante a gestação.

Como funciona esse exame detalhado?

Imagine que esse exame tridimensional atua como um artista que pega muitas imagens planas e as une para formar uma figura completa e com profundidade do bebezinho. Ele captura uma série de “fotografias” de diferentes ângulos do futuro integrante da família, e então as organiza em um modelo com volume. Essa capacidade de gerar visuais tão precisos torna essa tecnologia um instrumento valoroso. 

Não é somente para a admiração da aparência, mas também para a identificação precoce de doenças ou de formações incomuns. Com essa tecnologia, médicos e pais podem notar com clareza as particularidades faciais do feto, auxiliando na identificação de estruturas da face e outras características corpóreas que seriam difíceis de ver em uma ultrassonografia convencional em duas dimensões. Além disso, é um instrumento valioso para a avaliação de formações incomuns desde o nascimento.

O que mais o exame tridimensional pode enxergar?

Essa modalidade de avaliação se diferencia por sua habilidade de identificar condições que muitas vezes permanecem invisíveis em exames bidimensionais. É muito útil para encontrar problemas na formação do corpo, incluindo:

  • Alterações na coluna dorsal.
  • Questões na cabeça, como o acúmulo excessivo de líquido no cérebro (hidrocefalia).
  • Fenda labial.
  • Problemas em partes internas e externas do corpo.
Continua após a publicidade

A elevada exatidão desse tipo de exame auxilia ainda na avaliação da seriedade dessas condições, capacitando os profissionais de saúde a planejar intervenções de modo eficiente e a informar melhor os pais sobre o crescimento do bebê. A contínua evolução da tecnologia permite que essa técnica continue a trazer grandes vantagens para os médicos e para as futuras mães, oferecendo uma percepção única do progresso fetal e contribuindo para a garantia da saúde da criança e da gestante.

Qual o melhor período para realizar o exame?

A sugestão para fazer o ultrassom 3D é entre a 26° e 30° semana de gravidez. Nesse período, a probabilidade de conseguir visuais pormenorizados do rostinho do bebê e de outras conformações é maximizada. Isso acontece porque há uma quantidade adequada de líquido que envolve o bebê dentro do útero e o tamanho da criança é ideal para a captura das imagens.

Após a trigésima semana, o espaço diminuído dentro do ventre materno pode limitar a nitidez dos visuais. Por isso, os especialistas da saúde indicam essa janela de tempo específica para a realização do procedimento. É importante seguir todas as orientações adicionais que seu médico pode oferecer, especialmente em situações que exigem acompanhamento mais próximo ou especializado.

Continua após a publicidade

Entendendo os custos e a disponibilidade

O valor para realizar uma ultrassonografia em três dimensões pode variar bastante. Os preços podem oscilar entre R$200,00 e R$1000,00, dependendo da região e da clínica onde o exame será feito. Este procedimento é frequentemente considerado um complemento aos exames padrão de acompanhamento da gestação, não os substituindo.

Embora muitos planos de saúde cubram o custo do exame quando há uma solicitação médica, ele geralmente não é custeado quando o objetivo não é médico, como a obtenção de registros fotográficos apenas. Nesses casos, as mulheres grávidas devem buscar estabelecimentos particulares para realizar o procedimento.

Como se preparar para o grande momento?

Para se preparar para uma ultrassonografia em três dimensões, não são necessárias grandes preparações. No entanto, os especialistas sugerem que as gestantes mantenham-se bem hidratadas. Isso ajuda a promover uma melhor clareza das imagens. Além disso, evitar o uso de cremes ou loções na barriga no dia do exame pode prevenir qualquer tipo de interferência na aquisição de visuais límpidos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.