Continua após publicidade

Tampão mucoso: o que é, como identificar e como sai?

Secreção atua como barreira no colo do útero, impedindo a entrada de microrganismos prejudiciais ao bebê

Por Gabriel Bortulini
3 dez 2024, 07h00
mulher-loira-gravida_por-do-sol_Freepik - 2
Tampão mucoso é diferente dos corrimentos, com uma consistência que pode lembrar uma clara de ovo ou até algo mais gelatinoso (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

O tampão mucoso é uma secreção protetora, formada entre a vagina e o útero durante a gestação. Trata-se de uma camada produzida pelo próprio organismo como forma de evitar a entrada de microrganismos prejudiciais à saúde do feto.

Na maioria dos casos, o tampão mucoso é liberado nas últimas semanas de gestação e é um dos indicativos de que o parto pode estar próximo. Entretanto, há situações em que a camada pode se desprender mais cedo — o que pode ser normal, mas exige atenção.

Como é o tampão mucoso?

Essa camada de proteção se forma no colo do útero no início da gestação e é importante para proteger o bebê de possíveis microrganismos e infecções, assegurando a continuidade da gestação.

O tampão mucoso é diferente dos corrimentos e também não costuma ser confundido com o rompimento da bolsa amniótica: a consistência do tampão pode lembrar uma clara de ovo ou ser um pouco mais gelatinosa. É comum que seja transparente ou esbranquiçada, mas pode apresentar outras colorações sem que isso represente qualquer problema. Tons rosados, amarelos, esverdeados ou marrons também são possíveis.

O tampão mede aproximadamente 5 centímetros. Pode sair inteiro ou em pedaços e não contém odor. A presença de um pouco de sangue também é comum e não é motivo para preocupações. Geralmente, isso está associado à dilatação do colo do útero, o que geralmente indica a proximidade do parto.

Continua após a publicidade

O tampão mucoso saiu: sinal de trabalho de parto?

Embora a saída do tampão seja um dos indícios de que o parto se aproxima, a ocorrência não significa que a gestante entrou em trabalho de parto.

O tampão costuma sair a partir da 37ª semana de gestação. Ou seja, há ainda algumas semanas pela frente — apesar de ser um sinal de que o momento esperado está chegando!

Há casos, entretanto, em que o tampão permanece, de fato, até o trabalho de parto. Nesses casos, quando o colo do útero se dilatar, o tampão vai sair naturalmente.

Continua após a publicidade

E se o tampão sair antes da 37ª semana?

De maneira geral, isso não costuma ser um problema maior, embora exija atenção, uma vez que o tampão mucoso é uma barreira contra agentes infecciosos que podem prejudicar o bebê.

Nesses casos, o próprio corpo tende a formar um novo tampão em pouco tempo. No entanto, caso o tampão saia antes do previsto, é importante avisar o obstetra para evitar qualquer complicação.

Em mulheres que já tiveram partos anteriores, é possível que o tampão saia mais de uma vez ao longo da gestação. Isso não costuma sinalizar nenhum tipo de risco.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.