Saiba como fazer a higiene bucal de seu bebê
Problemas como cárie e sapinho podem ser prevenidas escovação regular; confira 6 dicas para fazer a limpeza correta de boca e dentes
Garantir uma boa saúde bucal desde os primeiros meses de vida é essencial, e isso inclui a limpeza da boca do seu bebê. Mesmo antes dos primeiros dentinhos surgirem, a limpeza das gengivas deve ser uma prática regular para prevenir o acúmulo de micro-organismos e infecções, como a cárie e o sapinho.
Consultas regulares com o odontopediatra são importantes para receber orientações e acompanhamentos adequados. Confira abaixo algumas dicas para fazer a higiene bucal de seu bebê.
Quando começar a higiene bucal?
A higiene pode começar logo nos primeiros dias após o nascimento. Antes mesmo dos dentes aparecerem, é recomendável a limpeza das gengivas, língua e bochechas com uma gaze enrolada no dedo, umedecida em água filtrada ou morna.
Isso deve ser feito pelo menos uma vez ao dia, de preferência após as mamadas e antes de dormir. Nessa fase, o creme dental ainda não é indicado por conter flúor, o que pode causar a fluorose dental no bebê.
O início da escovação
Por volta dos 6 a 10 meses, quando os primeiros dentes surgem, é hora de introduzir uma escova de dentes específica para bebês. Essa escova deve ter cerdas macias e cabeça pequena, garantindo que seja adequada para a boca da criança. O uso de creme dental com flúor deve ser mínimo, conforme a orientação do odontopediatra. Em geral, coloca-se uma quantidade semelhante ao tamanho de um grão de arroz.
Nessa idade, a prática já pode ser feita duas vezes ao dia, uma delas precisa ser antes de dormir, para evitar o acúmulo de resíduos que podem causar cáries.
Passo a passo
1 – Apoie a cabeça do bebê em seu colo para facilitar o processo e garantir o conforto de ambos.
2 – Use uma escova específica para bebês, com cabeça pequena e cerdas macias.
3 – No caso das crianças, coloque uma quantidade pequena de creme dental. Mas, se for recém-nascido, utilize a gaze umedecida, enrolada no dedo.
4 — Faça movimentos circulares leves, cobrindo todas a região dos dentes e da gengiva
5 — Limpe também a língua para evitar o acúmulo de resíduos e bactérias.
6 – No caso das crianças, pode-se colocar uma quantidade pequena de água na boca para elas cuspirem.
Se tiver dificuldade, aqui vão algumas dicas adicionais: caso o bebê fique inquieto, tente distraí-lo com músicas ou brincadeiras. Além disso, escove seus próprios dentes na frente do bebê para que ele imite esse comportamento.