Quando é necessário colocar supositório no bebê?
De maneira geral, esses medicamentos são indicados para tratar sintomas de dor, febre, prisão de ventre e tosse

Os supositórios são medicamentos administrados por meio da inserção em orifícios do corpo. Geralmente, a introdução é feita no reto, onde o supositório se dissolve e produz os efeitos desejados sem passar pelo sistema digestivo.
Há alguns tipos de supositórios, utilizados para diferentes tratamentos. Atualmente, os supositórios são utilizados principalmente em pediatria, mas não são exclusivos para crianças.
Supositórios em bebês e crianças
Esse tipo de medicamento é conhecido há muitos anos, mas menos comum hoje em dia. Contudo, os supositórios ainda são bastante utilizados principalmente em bebês e crianças, que frequentemente rejeitam remédios de via oral. Também são usados quando há dificuldades de administração, seja por vômitos, convulsões ou outros problemas.
Eles têm um formato pontiagudo, como um torpedo, formados por uma massa que abriga o medicamento em seu interior. Quando o supositório é inserido no ânus, ele se dissolve e libera a substância que produzirá o efeito local ou sistêmico desejado, uma vez que ela é absorvida pela corrente sanguínea.
Tipos de supositório
Há três principais tipos de supositórios destinados aos bebês e crianças. Contudo, é preciso atentar à indicação, afinal há diferentes tipos para cada idade e nem todos os supositórios são recomendados para bebês. Lembrando que todo medicamento deve ser utilizado sob a orientação de um pediatra.
Supositórios de glicerina
São indicados para o tratamento de prisão de ventre. É encontrado em diferentes dosagens: para bebês de até 2 anos de idade e para crianças com mais de dois anos.
Supositórios de dipirona
São recomendados apenas para crianças com mais de 4 anos de idade ou com mais de 16 kg. Os supositórios de dipirona combatem a dor e a febre.
Supositórios expectorantes
Os supositórios de Transpulmin são utilizados em crianças com mais de 2 anos de idade e combatem a tosse com catarro, com ação expectorante, anti-inflamatória e mucolítica.
Como utilizar?
Os supositórios devem ser utilizados com a orientação do pediatra. As doses variam conforme o tratamento, o tipo de supositório e a idade da criança.
- Para a aplicação, as mãos devem ser lavadas com água e sabonete.
- A criança ou o bebê devem estar em uma posição confortável, geralmente de lado.
- Afaste as nádegas da criança com uma das mãos.
- Introduza o supositório no ânus com a outra mão, empurrando levemente, mas com firmeza. A parte mais pontiaguda deve entrar primeiro. O supositório deve ir em direção ao umbigo, ou seja, a direção do reto.
Pressionar uma nádega contra a outra por alguns segundos ajuda a evitar que o supositório retorne. Caso isso aconteça, descarte o supositório introduzido e repita o procedimento com um novo supositório. Aplique um pouco mais de pressão (mas sem machucar a criança) para evitar que o supositório torne a sair.