Continua após publicidade

Por que os pés da grávida incham?

Alterações hormonais e crescimento do útero levam a uma maior retenção de líquidos que se torna perceptível nos membros inferiores

Por Maurício Brum
29 out 2024, 17h00
mulher-exercicio-tapete_Freepik
Edemas típicos da gravidez começam a se tornar mais recorrentes por volta do segundo trimestre da gestação (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Entre as várias mudanças que ocorrem no corpo quando se está esperando o bebê, uma das mais recorrentes — e inconvenientes — é o inchaço dos membros inferiores. As pernas, os tornozelos e, sobretudo, os pés, podem ficar bem maiores do que o normal, gerando incômodos para caminhar e até mesmo para usar os calçados habituais.

Mas, afinal, por que isso ocorre? E existe uma maneira de aliviar esse inchaço?

Por que os pés da grávida incham?

O inchaço, também chamado de edema, é um processo natural relacionado a um maior acúmulo de líquidos no corpo. Alterações hormonais associadas à gestação contribuem para a retenção de água no organismo, mas elas não são as únicas “culpadas” por essa situação.

O próprio aumento do útero para carregar o bebê também tem relação com o inchaço que pode ocorrer nos pés e outras partes ao redor. Isso porque, quando cresce de tamanho, ele exerce uma pressão sobre os vasos sanguíneos e linfáticos da região pélvica, afetando o fluxo que normalmente ocorreria entre as pernas e outras partes do corpo.

Edemas típicos da gravidez começam a se tornar mais recorrentes por volta do segundo trimestre, e tendem a aumentar de intensidade conforme a gravidez avança em seus meses finais.

Continua após a publicidade

O que fazer para combater o inchaço?

É importante que o inchaço seja devidamente avaliado por um médico, especialmente quando ele se manifesta em outras partes do corpo, como os membros superiores ou o rosto. Na maioria dos casos, ele será um edema inócuo e natural da gravidez, mas em algumas situações um inchaço atípico pode indicar quadros como a pré-eclâmpsia.

Uma vez confirmado que seu inchaço é normal, recomendações para aliviar o incômodo envolvem fazer uma caminhada, utilizar meias de compressão e fazer escalda-pés. Já para a retenção de líquidos, alguns diuréticos naturais — como chás — podem ajudar, mas somente quando devidamente indicados por um médico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.