Por que o cabelo do bebê cai?

A queda dos cabelos dos bebês é normal até os 2 anos de idade. Saiba por que isso acontece e quando deve ser motivo de preocupação

Por Clarice Sena
5 dez 2024, 07h00
cabelos-bebes
Troca do cabelo é parte de um processo natural nos dois primeiros anos de vida (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

É a partir do quinto mês da gestação que os fetos começam a desenvolver fios de cabelo, cílios e sobrancelhas. Mesmo assim, os bebês podem nascer completamente carecas ou até mesmo bastante cabeludos. De todo modo, após os primeiros seis meses de vida esses cabelos podem começar a cair.

Esse processo de queda é totalmente normal e está relacionado aos hormônios do bebê, que antes costumavam ser transmitidos da mãe para a criança. Com a interrupção dessa transmissão, os fios entram em repouso e começam a cair.

Esses fios de cabelo que nascem na cabeça dos recém-nascidos têm a estrutura parecida com a dos pelos do braço dos adultos e, na verdade, formam uma penugem, responsável por aquecer e proteger a cabeça. Até os 2 anos de idade ocorre um processo no qual estes fios mais fracos vão caindo e são substituídos por novos fios mais grossos e mais longos que podem nascer com uma cor ou textura diferente da anterior.

Queda é normal, mas alguns cuidados ajudam

Mesmo que os fios de cabelo iniciais sejam finos e eventualmente venham a cair, é importante cuidá-los com escovas de cerdas macias e evitar deixá-los molhados por muito tempo, a fim de preservar a saúde do couro cabeludo. Se a cabeça estiver com crostas ou vermelhidão, pode ser sinal de algum problema de pele.

Durante o processo de queda, podem aparecer falhas no cabelo nas áreas que sofrem mais atrito, como a parte da cabeça que fica deitada durante o sono. Conforme as crianças aprendem a sentar e se movimentam mais, essas falhas costumam desaparecer.

Continua após a publicidade

Quando a queda de cabelo dos bebês pode ser um problema

Existem alguns fatores que podem exigir a atenção dos pais, por exemplo, se essa queda for muito acentuada ou durar mais tempo do que o normal.

Além das micoses de couro cabeludo, doenças genéticas ou autoimunes, o uso de determinados medicamentos e deficiências nutricionais também podem ocasionar na queda de cabelos dos bebês. Se nenhum cabelo começar a nascer até os 2 anos de idade, também é recomendado procurar um pediatra ou dermatologista.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.