Por que o bebê tem alergia a algumas marcas de fralda?
Embora os sintomas sejam parecidos, diferente das assaduras, as alergias estão geralmente associadas ao material das fraldas descartáveis
A alergia às fraldas é um inconveniente que todos os papais e mamães desejam evitar. Basta imaginar a frustração: depois do chá de bebê, há pacotes e mais pacotes de fraldas esperando para serem utilizadas; por algum motivo, no entanto, essas mesmas fraldas causam algum tipo de alergia no pequeno.
Vários são os possíveis motivos da alergia às fraldas. É importante lembrar, porém, que os bebês estão naturalmente mais sujeitos às alergias, por conta da pele sensível.
Há casos, contudo, que os bebês apresentam alergia só a alguns tipos de fraldas. Por que isso ocorre?
Principais causas da alergia às fraldas
Diferente das assaduras, as alergias são menos comuns e podem estar associadas a alguns fatores geralmente relacionados ao produto, como o modelo utilizado ou a própria marca:
- Material da fralda: alguns componentes da fralda podem causar hipersensibilidade nos pequenos;
- Produtos químicos: o material pode conter produtos químicos prejudiciais à pele do bebê;
- Fraldas perfumadas artificialmente: as fragrâncias utilizadas em algumas fraldas muitas vezes são responsáveis pelas alergias;
- Fralda de má qualidade: algumas marcas ou produtos podem utilizar materiais de baixa qualidade, aumentando a chance de causar alergias.
Alergia ou assadura?
Diferente da alergia, a assadura é muito comum e pode estar relacionada a outros fatores, que não sejam a marca, o material ou os produtos químicos utilizados nas fraldas descartáveis.
Entretanto, muitas vezes é difícil de diferenciar os sintomas, uma vez que eles são muito parecidos: incluem vermelhidão, pele ressecada (ou de aspecto úmido) e possíveis brotoejas. Uma das diferenças é que, nas alergias, a pele também tende a sofrer descamação.
Além disso, as assaduras podem ocorrer por fatores como má higiene, contato do bebê com urina ou fezes, fralda mal-ajustada ou abafada, entre outros.
As assaduras geralmente ocorrem em regiões de fricção mais constante, como virilhas, coxas e axilas. Já as alergias surgem na pele coberta pela fralda, como nádegas, região genital e virilha.
O que fazer em caso de alergia à fralda
A alergia está associada ao tipo de material e aos componentes químicos utilizados no produto. Dessa forma, a primeira medida é deixar de usar aquele modelo ou marca de fralda. Fraldas hipoalergênicas podem ser uma boa opção.
Outros cuidados também são importantes para evitar alergias e assaduras:
- Manter a pele do bebê limpa e seca;
- Usar fraldas de tamanho adequado e bem ajustadas;
- Trocar a fralda sempre que o bebê fizer as necessidades.