Continua após publicidade

Pode usar secador de cabelo em criança? A partir de quando e de que forma?

Saiba com que idade o aparelho pode ser utilizado com os pequenos e o que fazer para evitar riscos

Por Carla Leonardi
9 nov 2023, 12h34

Secar o cabelo é algo tão natural para tantos adultos, que a dúvida sobre usar ou não o secador em crianças pode surgir apenas ali, na hora em que se está com o aparelho nas mãos. Se esse é o seu caso, calma! Conversamos com a dermatologista Maria Paula Del Nero, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para explicar a questão.

“Geralmente, recomenda-se não usar secador de cabelo em crianças muito pequenas, devido ao risco de queimaduras e danos ao couro cabeludo sensível”, alerta a especialista. “À medida que a criança cresce e seu cabelo fica mais espesso e resistente, geralmente por volta dos 3 anos, é possível começar a usar com cuidado, deixando a temperatura baixa e evitando mantê-lo muito próximo”, acrescenta.

Entre alguns prejuízos que a ferramenta térmica pode causar, caso não seja usada corretamente, estão: cabelos mais secos, quebradiços e frágeis, queimaduras no couro cabeludo, que também sofre com ressecamento, além de poder afetar a cutícula capilar.

mãe secando o cabelo da criança
(StockPlanets/Getty Images)
Continua após a publicidade

Cuidados ao usar secador de cabelo em crianças

A seguir, Maria Paula Del Nero elenca os principais pontos de atenção ao secar o cabelo dos pequenos

  • Opte por uma temperatura de baixa a média 
  • Segure o secador a pelo menos 15 centímetros da cabeça da criança
  • Mantenha o secador em movimento para evitar o superaquecimento de uma área específica
  • Considere o uso de produtos protetores térmicos, como sprays ou loções próprias para o público infantil

Por fim, vale lembrar que até mesmo o ar frio pode prejudicar o cabelo, se usado com muita frequência, pois ele também torna os frios mais quebradiços. E se, por aí, a ideia é usar o secador para driblar os dias frios, fica a sugestão de, se possível, dar o banho em uma hora menos gelada do dia.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade