Continua após publicidade

Higiene do bebê em dia

Com que frequência devo lavar o cabelinho do bebê? E o nariz, como limpar? E qual o jeito certo de cuidar das unhas no dia a dia? Confira essas e outras orientações e mantenha o pequeno 100% limpinho.

Por Lígia Menezes (colaboradora)
Atualizado em 22 out 2016, 18h47 - Publicado em 17 Maio 2015, 21h06

 

Cabelo

Lave todo dia

Apesar de fininho, o cabelo do bebê precisa ser lavado diariamente, para não acumular oleosidade. “A temperatura ideal é a mesma no banho, em torno de 37 graus”, ensina o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, de São Paulo.
 
Bem neutro

Evite usar produtos com fragrâncias intensas, a melhor escolha é sabonete ou xampu neutro infantil. “Essas fórmulas irritam menos os olhos. Ainda assim, use sempre uma quantidade pequena, para que não seja produzida espuma em excesso, podendo atingir os olhos e provocar ardência”, avisa o médico. Perfumes e corantes, jamais, hein?

Continua após a publicidade

Corpo

Banho rápido

Os banhos devem ser rápidos, pois a permanência em contato com a água por tempo prolongado desidrata a pele, induzindo a problemas cutâneos. Dez minutos, em temperatura de 37 graus, são suficientes!

Líquido ou em barra

A higiene com o corpo também não tem segredos: use sabonete líquido ou em barra, mas sempre com pH neutro. “Os produtos não devem conter nenhum tipo de perfume, pois podem provocar alergias dérmicas ou respiratórias”, avisa Sylvio.

Loção hidratante?

Após tirar o pequeno do banho, você pode passar uma loção hidratante de sua preferência, principalmente nos períodos de baixa umidade do ar. Mas, sempre sem perfume e neutra.

Continua após a publicidade

O horário ideal
Dê preferência ao banho no fim da tarde, para iniciar um ritual de relaxamento. Em seguida, a criança pode jantar e dormir.

Talco pode?
Essa é uma questão polêmica – melhor consultar o pediatra do bebê. Embora alguns recomendem, muitos preferem evitar. “Condeno o uso do talco em bebês, por ser agente causador de reações alérgicas, principalmente respiratórias, podendo inclusive deflagrar asma”, justifica Sylvio. “No caso de irritação da pele, após avaliação médica, pode-se utilizar um talco, na forma líquida, como calmante e emoliente”, completa a pediatra Mariana Grigoletto, de Valinhos, no interior paulista.

Cuidado com os lenços umedecidos

Apesar de serem práticos, possuem um forte perfume, que pode causar alergias e até irritar a pele sensível do bebê. Então, use-os apenas em casos de emergência, quando precisar trocar a fralda e não tiver água por perto, por exemplo.

As trocas de fraldas

O bumbum dos bebês precisa ser lavado a cada troca, com água e sabão, e claro, enxaguado. Após isso, espalhe pomada contra assaduras, de preferência sem perfume ou com uma fragrância bem suave. Caso esteja fora de casa, higienize o bumbum do bebê utilizando um algodão umedecido com óleo de amêndoas.

Continua após a publicidade

Ouvido

A limpeza da orelha dos bebês deve ser feita com uma haste flexível (cotonete)  umedecida com óleo de amêndoas. Mas atenção: não aprofunde muito: ele só deve limpar as curvas da orelha. “É totalmente contraindicado no conduto auditivo, porque essa região tem a pele muito delicada, sofrendo com qualquer agressão física”, diz Sylvio. Além disso, o cotonete possui calibre maior do que o conduto. Assim, não consegue retirar qualquer sujeira existente e acaba a empurrando ainda mais para dentro. “A higiene externa deve ser feita após o banho com uma toalha delicada, diariamente”, acrescenta Mariana.
 
Unhas
Você já deve ter reparado que as unhas dos bebês crescem numa velocidade muito grande e acabam pedindo cortes frequentes, sempre que passam do comprimento do dedinho. Esse cuidado é importante para evitar que a criança arranhe a si própria e também para impedir o acúmulo de sujeira. Os cortes devem ser feitos com tesouras sem pontas, com cautela especial para evitar machucados. “Mantenha as laterais das unhas para evitar seu encravamento”, aconselha Sylvio.  “No recém-nascido, pode-se, ainda, utilizar uma lixa de unha fina, delicada. A alternativa é mais adequada do que o cortador de unhas, que pode facilitar acidentes”, recomenda a pediatra Mariana.
Atenção: os acessórios devem ser de uso exclusivo do bebê!
 
Olhos
A menos que apresentem algum tipo de secreção, os olhinhos devem ser limpos apenas com água, durante o banho. Se houver presença de secreções, você pode limpar com um algodão embebido em soro fisiológico frio. Mas, já sabe: diante de qualquer anormalidade, procure o pediatra do bebê.
 
Nariz
A mucosa nasal é muito mais delicada e sensível do que a pele do ouvido. Então, não há necessidade de limpar diariamente nem de usar cotonetes. Limpe apenas quando estiver com secreções. “Aí, o ideal é fazer uma lavagem com soro fisiológico com posterior aspiração, por meio de um aspirador nasal infantil”, ensina Sylvio.

Vale lembrar

É importante manter os cosméticos longe do alcance das crianças. “Prefira comprar produtos com frascos de plástico e, preferencialmente, com tampas de segurança, a fim de evitar os conhecidos acidentes com frascos de vidro e ingestão acidental de produtos”, finaliza Mariana.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.