Foto de bebê que contraiu herpes choca a internet

Claire Henderson, mãe da pequena Brooke, postou em seu Facebook uma imagem da filha para alertar os pais a evitarem o contato muito próximo de adultos com bebês recém-nascidos.

Bebês precisam de amor e carinho – algo que, em geral, avós, tias, madrinhas e amigas da mamãe têm pra dar e vender. Mas quando a demonstração de afeto vem por meio de beijos é preciso ter cuidado – ainda mais se as bitocas são dadas no rosto ou na boca do pequeno. É que esse contato muito próximo facilita a transmissão de uma série de micro-organismos causadores de doenças. Entre eles está o vírus herpes simples 1 (HSV-1), responsável por aquelas bolhas que estouram nos lábios.

Nos adultos, o HSV-1 provoca uma infecção incômoda mas que não oferece riscos à saúde. Já nos bebês, em especial aqueles que acabaram de nascer e ainda não têm o sistema imunológico fortalecido, o quadro é mais sério – e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pode até levar à morte. Para completar, esse agente infeccioso não é raro de ser encontrado: segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 90% da população carrega algum tipo de vírus da herpes no corpo.

A partir de uma foto postada no Facebook da britânica Claire Hederson, no dia 16 de setembro de 2015, dá para ter uma ideia do que estamos falando. A mãe da pequena Brook – que completou 1 mês de vida recentemente – divulgou uma imagem da filha com o rosto e a boca cheios das feridas causadas pelo vírus. Claire conta que, após notar os primeiros sinais da infecção, ela foi alertada por uma amiga a levar Brook ao hospital. Lá, os médicos fizeram o diagnóstico do HSV-1 e informaram que, devido à idade da menina, havia o risco de o vírus causar danos cerebrais ou mesmo falhas no funcionamento do fígado. Para acompanhar tudo isso de perto, a pequena teve que ficar internada por cinco dias.

Felizmente, os exames não acusaram nada grave e Brook passa bem. Mas Claire aprendeu a lição. “A moral da história é: NÃO DEIXEM qualquer pessoa beijar seus filhos recém-nascidos na boca, mesmo se ela não apresentar qualquer ferida. (…) E se alguém tiver a manifestação da doença, peça para ficar longe até que os sintomas sumam”, escreveu a britânica em seu Facebook. 

Please share this with every new mum and pregnant woman you know… COLD SORES CAN BE FATAL FOR A BABY. Before 3 months…

Posted by Claire Henderson on Tuesday, September 15, 2015

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s