Continua após publicidade

Especialista ensina técnica para o bebê dormir 12 horas por dia

Que grávida nunca ouviu o conselho: "Aproveite para dormir agora. Depois que o bebê nascer, você dará adeus às noites de sono"? Ter um filho que dorme a noite toda é o sonho de muitos pais - e ele pode se tornar realidade! É o que garante Suzy Giordano, conhecida nos Estados Unidos como 'A Treinadora de Bebês'.

Por Manuela Macagnan (colaboradora)
Atualizado em 4 nov 2016, 15h49 - Publicado em 23 mar 2015, 16h59

Suzy Giordano é brasileira e mãe de cinco filhos. Mudou-se para o estado norte-americano de Virgínia quando os caçulas gêmeos tinham pouco mais de um ano. Empregando a mesma técnica há 20 anos para ensinar a criançada a dormir, Suzy, que é autora do livro 12 horas de sono com 12 semanas de vida (Editora Zahar), defende quatro fundamentos para o pequeno dormir com os anjos:

1. A criança deve se adaptar à família, não a família a ele: “Bebês se adequam bem e deveriam ser expostos a todas as facetas da vida familiar”, explica Suzy. “Durante a soneca deles, assim como a campainha pode tocar, os irmãos mais velhos devem ter autorização para rir alto, ao mesmo tempo em que a máquina de lavar funciona, por exemplo. Se não for assim, a família acaba vivendo em um ambiente de tensão, no qual cada respiração recebe um olhar torto”.

2. Como pai ou mãe, você deve se sentir no comando: “Eu sou a mãe (ou o pai) e estou no controle. Você é um bebê e vai seguir as minhas orientações” é o mantra criado por Suzy. “As crianças precisam de uma figura que represente autoridade e que estabeleça parâmetros e limites”, enfatiza.

3. Dormir é uma habilidade que se aprende e que deve ser ensinada: “Embalar um bebê de doze semanas, repetidas vezes, em uma cadeira de balanço automática até ele dormir é o mesmo que carregar o filho de dois anos no colo para todo lado. Os pais resolvem a situação para as crianças, em vez de guiá-las para que realizem o processo sozinhas”, alerta a treinadora de bebês.

4. O treinamento para dormir exige comprometimento e trabalho duro por parte dos pais: para que o resultado seja positivo, eles precisam fazer algum esforço. “E, mesmo depois que a rotina se estabelece, de vez em quando eles precisarão reforçar o que ensinaram”, diz Suzy.

Continua após a publicidade

Conversamos com Suzy Giordano para saber qual é a receita para fazer do sono um assunto tranquilo:

É possível ensinar um bebê a dormir?

Suzy Giordano: Sim. Assim como o bebê vai aprender a caminhar e falar, ele tem habilidade para aprender a dormir e acordar feliz. Mas, como cair no sono é uma necessidade primária (assim como comer e beber, precisamos dormir para sobreviver), nós nos adaptamos às condições a que somos expostos. O meu livro vai ajudá-la a evitar armadilhas e ensinar o bebê a desenvolver bons hábitos de sono desde o início.

Existe fórmula para o bebê dormir 12 horas por dia?

S. G.: Em minha experiência, percebi que a maioria dos pequenos quer dormir de dez a onze horas, mas acordam tristes ou mal humorados e, se permanecessem 12 horas deitados, sentiriam-se mais bem dispostos. Deste modo, e após 19 anos trabalhando com centenas de bebês, concluí que 12 horas é a quantidade ideal de sono. Quando o seu filho acorda feliz e disposto, você sabe que ele dormiu o suficiente.

Bebês podem dormir 12 horas seguidas? Não devem acordar para mamar durante a madrugada?

S. G.: Quando o bebê equilibra o sono e está no peso correto, você notará que, naturalmente, ele irá mamar menos durante a madrugada. No livro, ensinamos você a encontrar a tendência natural do bebê, que é o nosso maior objetivo e sobre o qual estou muito animada. Se você encontrar os caminhos, obterá resultados que lhe parecerão quase um milagre.

Ter boas horas de sono é o sonho de todos os pais, mas o que se vê são mães dormindo pouquíssimo quando têm um bebê recém-nascido em casa. Onde os pais estão errando?

S. G.: Dormir é uma necessidade prioritária. Antes de ser pai ou mãe, você é um ser humano. Após muitas noites maldormidas, os pais começam a perder a esperança de que o bebê pegue no sono rapidamente para que eles também descansem. É quando os problemas começam. Nosso livro tem uma leitura fácil para pais cansados encontrarem uma maneira descomplicada de solucionar e evitar alguns erros.

Quando o bebê chora porque não quer dormir, os pais devem deixá-lo aos prantos até a exaustão ou procurar alternativa?

S. G.: Não acho certo deixar o bebê chorar. O choro é um modo de comunicação e, por isso, jamais deve ser ignorado. Nosso método é dar ao bebê a oportunidade de aprender como dormir. Quando os pais entendem o método e se tranquilizam, transmitem a calma que o bebê precisa para aprender. Você não pode caminhar nem falar pelo seu bebê e também nunca poderá dormir por ele.

Você acredita que, se o bebê for ensinado a dormir corretamente quando ainda é um recém-nascido, vai seguir um padrão de sono durante toda a infância?

S. G.: Sim, nos primeiros dois anos de vida há muitas mudanças. Os bebês se desenvolvem fisicamente, emocionalmente e intelectualmente. Sabemos que essas mudanças se tornarão mais difíceis se tiverem o sono prejudicado. Uma vez que o bebê tenha bons hábitos de sono, atravessar essas transformações será muito mais fácil.

O que atrapalha o bebê na hora de dormir?

S. G.: Não há uma causa comum. Como pai ou mãe, sua tarefa é dar condições de um sono adequado à criança. Então, certifique-se de que o quarto está calmo, escuro e seguro. Isso será um grande começo.

Tem problema levar o bebê para a cama dos pais?

S. G.: O lugar ideal é o berço. Quando os pais adormecem, muitas coisas podem acontecer. Eu recomendo que eles nunca levem os bebês para suas camas.

Bebês precisam de silêncio absoluto para dormir?

S. G.: Pesquisas mostram que bebês que adormecem com sons calmos tendem a dormir mais e profundamente. Aconselho aos pais a ensinarem a seus bebês como adormecer com sons calmos. Se você ensinar seu filho, ele se acostumará. Deve-se respeitar o sono do bebê, mas não é necessário que todos fiquem absolutamente em silêncio.

Publicidade