Entenda o que é a neutropenia

Saiba quais são as causas do baixo número de neutrófilos no sangue e o que isso significa.

“Minha bebê teve recentemente neutropenia chegando a ficar internada em isolamento no hospital. A pediatra me encaminhou ao oncoematologista para investigar a causa, uma vez que, em exames realizados há uns meses, a imunidade já estava baixa e ela está com anemia. Estou muito assustada. O que é neutropenia? É grave? Como aumentar a imunidade com alimentação?”

Para responder essa questão, entramos em contato com a Dra. Denise Bousfield, presidente do Departamento Científico de Oncoematologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). “O processo de renovação celular do indivíduo é contínuo e envolve a proliferação e diferenciação das células, resultando na manutenção de níveis adequados de leucócitos (glóbulos brancos), plaquetas e eritrócitos (glóbulos vermelhos). O hemograma é um exame laboratorial que fornece informações qualitativas e quantitativas dos glóbulos vermelhos, dos glóbulos brancos e das plaquetas. Os fatores demográficos (sexo, idade, etnia, localização geográfica), os fatores biológicos e as influências externas (variação diurna, gravidez, menstruação, exercício, tabagismo, obesidade, entre outros) podem interferir na avaliação do hemograma. Os glóbulos brancos (leucócitos) desempenham papel na defesa do organismo, porém, os subtipos de leucócitos apresentam funções específicas e distintas. Os neutrófilos representam a primeira linha de defesa contra infecções bacterianas. Alterações em seu número ou função podem resultar em quadros benignos e assintomáticos ou até em quadros infecciosos graves. As causas de neutropenia são diversas, envolvendo fatores intrínsecos celulares e fatores externos, como as doenças infecciosas, inflamatórias, neoplásicas, medicamentosas, alimentares, entre outras. A neutropenia pode ser de origem congênita (já ao nascimento) ou adquirida. Pode também ser classificada em leve, moderada e grave, de acordo com o número de neutrófilos circulantes. Em algumas situações clínicas, a neutropenia pode ser acompanhada de alterações também na série vermelha (anemia) ou nas plaquetas (podendo conduzir a sangramentos). Quando a anemia associada à neutropenia for determinada por diminuição da ingestão alimentar de ácido fólico ou de vitamina B12, é importante a orientação alimentar, além do tratamento medicamentoso que será orientado pelo médico assistente. O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel encontrada em vários alimentos, como fígado bovino, espinafre, feijão, brócolis, alface, suco de laranja, ovo, carnes, leite, além de outros vegetais e frutas. A vitamina B12 é obtida principalmente de alimentos de origem animal, como carne, fígado, leite e ovos. No entanto, é importante enfatizar que a diminuição ou a ausência de ingestão de alimentos que contenham ácido fólico ou vitamina B12 não são as únicas causas da neutropenia. Portanto, para o diagnóstico da causa da neutropenia é fundamental que a criança seja avaliada pelo especialista e, posteriormente, o tratamento mais adequado será indicado para o caso. Em relação à oferta alimentar infantil, é importante lembrar que as necessidades nutricionais variam conforme a faixa etária e gênero (sexo) e que a oferta de nutrientes deve ser diversificada e suficiente para prover as perdas metabólicas diárias e permitir o crescimento adequado”, explica a médica Denise Bousfield.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s