Será que engravidei? Conheça os sintomas iniciais de uma possível gestação

Sinais de gravidez vão além do atraso menstrual e podem aparecer logo nas primeiras semanas após a concepção

Por Luana Pazutti
4 ago 2024, 17h00
casal-sorrindo-gravidez-teste-freepik-jcomp
Náuseas, aumento da frequência urinária e até alterações no olfato e paladar podem ser sinais de uma possível gravidez (jcomp/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Antes mesmo de ser confirmada, a gestação já promove uma série de alterações no organismo, que são detectadas a partir dos mais variados sintomas.

O primeiro sinal pode aparecer uma semana após a ovulação e costuma ser um leve sangramento, decorrente da implantação do embrião no útero. Acompanhado de cólicas, ele dura no máximo três dias e possui uma coloração rosada.

Não é em todos os casos que esse corrimento se manifesta e, quando ocorre, pode passar despercebido. No início, o principal indicativo é, portanto, o atraso menstrual, que se torna ainda mais perceptível para mulheres com ciclos regulares.

Os sintomas não param por aí

Nos primeiros meses, há algumas outras manifestações comuns, entre elas:

  • Cólicas abdominais: a gravidez inicial pode acarretar dores na parte inferior do abdômen e sensação de inchaço.
  • Sensibilidade e mudanças nas mamas: nas primeiras semanas, as gestantes podem sentir os seios mais pesados e doloridos. Com o tempo, há um aumento gradativo no tamanho e um escurecimento da aréola.
Continua após a publicidade
  • Náuseas e vômitos: enjoos matinais costumam ocorrer entre a 5ª e a 14ª semana. Esses episódios podem ser seguidos por tonturas e constipação.
  • Fadiga: o corpo passa a dar indicativos frequentes de que precisa descansar, causando sono excessivo. Em alguns casos, contudo, as gestantes podem manifestar insônia e dificuldades para dormir.
  • Oscilações de humor: a ação dos hormônios pode causar irritabilidade, tristeza, ansiedade e sobrecarga emocional.
  • Aumento da frequência urinária: com o passar dos meses, o espaço da bexiga tende a ser comprimido, dificultando a retenção de urina.
Continua após a publicidade
  • Desejos e aversões: alterações no paladar e olfato são frequentes, de modo que alguns alimentos podem trazer grande repulsa.
  • Mudanças na pele: é comum perceber um aumento na oleosidade da pele, que pode vir acompanhado pelo surgimento de acnes.

Todo mundo apresenta os mesmos sintomas?

Cada organismo reage de uma forma única, portanto, nem todas as gestantes terão os mesmos sintomas. A cronologia e a intensidade dessas manifestações também variam.

Há casos em que os primeiros sinais aparecem antes mesmo do atraso menstrual. Assim como, os sintomas de uma segunda gravidez não necessariamente serão iguais àqueles experienciados na primeira.

Continua após a publicidade

Como saber se você realmente está grávida

Apenas a presença dos sintomas não é suficiente para atestar a gestação. Quando há suspeitas, é aconselhado fazer um teste de gravidez de farmácia, que pode ser realizado a partir do primeiro dia de atraso menstrual. Se o resultado for negativo e a menstruação continuar atrasada, recomenda-se realizar um novo teste depois de três a cinco dias.

Os sintomas persistiram, mas o resultado deu negativo de novo? Então é hora de fazer um exame de sangue para a gravidez. Esse teste quantifica a presença do hormônio Beta HCG, que se eleva durante a gestação. O ideal é esperar cerca de uma semana a partir do atraso menstrual para realizá-lo.

Deu positivo, e agora?

Se o resultado do teste de farmácia for positivo, é recomendado procurar um médico ginecologista. Além de dar instruções sobre como prosseguir, ele pode solicitar a realização de um exame Beta HCG para eliminar quaisquer dúvidas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.