Depois de anunciar que está esperando um filho, fruto da relação com o ex-BBB Eliezer, Viih Tube, que também participou do reality show, contou que descobriu a gestação após relatar à sua médica que vinha sentindo dores durante as relações sexuais.
Ao investigar o que poderia estar causando o sintoma, a influenciadora foi submetida a um ultrassom transvaginal que detectou um corpo estranho que, segundo a profissional que a acompanhava, poderia ser um cisto ou, de fato, indicar a gravidez. “A médica me disse que, se fosse cisto, eu teria que tomar uma medicação que, caso estivesse grávida, não poderia tomar. Então, tive que fazer o teste“, contou.
Dor durante o sexo pode ser sintoma de gestação?
De acordo com a ginecologista, obstetra e mastologista Monique Muller Reis Novacek, da Clínica Mantelli, a dor durante a relação não costuma ser um sinal de que a mulher está grávida. O incômodo pode vir, porém, por uma questão mais psicológica – mas isso quando já se sabe que há um filho a caminho. “A questão envolve fatores emocionais, se a mulher está muito preocupada, se acha que a relação pode machucar o bebê… Então, se ela está abalada, pode gerar um pouco de dor”, explica a especialista.
Outro possível fator que influencia nesse caso é a existência de alguma infecção associada. “Mas a dor, em si, não é um sinal de gestação”, reforça Monique, lembrando que é sempre importante, em caso de desconforto, consultar um ginecologista para avaliar o que está acontecendo. Nessa investigação, muitas vezes sem querer, algumas mulheres descobrem a gravidez fazendo o ultrassom transvaginal.
Quais são as principais causas da dor durante a relação sexual?
“A primeira causa é vaginismo, principalmente quando a dor é na penetração, momento em que pode acontecer uma contração involuntária dos músculos da vagina. Outra dor é a de profundidade, quando o pênis entra em contato com o final da vagina, e está muito relacionada à endometriose“, explica a ginecologista. Ela alerta, ainda, para infecções vaginais como clamídia, gonorreia, tricomoníase e candidíase, que podem levar ao desconforto da mulher durante o sexo.
Vale lembrar, mais uma vez, a importância de procurar ajuda médica para fazer o diagnóstico correto quando houver desconfiança de que há algo de errado. Só assim o tratamento poderá ser feito da maneira mais eficaz.