Continua após publicidade

Dicas para evitar dermatites no seu bebê durante inverno

Confira os conselhos de uma dermatologista para proteger a pele do seu filho

Por Naju Maciel
29 jul 2024, 12h00
Thumb com produtos de pele para bebês
 (Fernanda Krauss/Pixabay)
Continua após publicidade

A pele macia dos bebês é muito sensível e tem os seus cuidados específicos que devem ser cumpridos diariamente. No inverno, a atenção deve ser redobrada: as temperaturas baixas e o clima seco tendem a causar desidratação que causam alergias, como as  dermatites.

“Nesta idade, a barreira cutânea está em formação. A pele dos bebês é fina e sensível e sua função de proteção ainda não é completa. Por isso, ao não tomar os devidos cuidados, podem surgir vermelhidões, coceiras e descamações”, diz a médica dermatologista Dra. Paula Colpas. 

A recomendação é que os pais se mantenham atentos à pele do bebê: “A dermatite atópica geralmente apresenta os primeiros sinais por volta de 1 ano de idade, com lesões avermelhadas no rosto ou nas dobrinhas. Muitas vezes, pode ser associada a outros tipos de alergia, que são comuns à época de frio”, explica.

No inverno, além da dermatite atópica, as brotoejas também são comuns. “Elas são bolinhas avermelhadas que surgem no pescoço, tronco e rosto do bebê, causadas por uma obstrução dos poros que impedem a saída do suor, provocando o surgimento das pequenas bolhas”, conta a Dra. Paula.

No caso de qualquer condição anormal na pele do bebê, a indicação é visitar o médico pediatra ou dermatologista. Mas a especialista dá 4 dias para a pele do seu bebê no inverno:

Continua após a publicidade
  • Banhos: Mesmo que um banho quentinho seja agradável no inverno, a pele dos bebês pode ser prejudicada com a água quente. Prefira banhos curtos e com água morna, também evite o uso de sabonetes com substâncias abrasivas, optando por produtos suaves e hipoalergênicos.
  • Agasalhos: O excesso de camadas de roupas no bebê obstrui a saída do suor, causando brotoejas. Opte por tecidos macios e respiráveis, como o algodão.  
  • Hidratação: Para evitar ressecamentos, é recomendado o uso de hidratantes próprios para eles, mantendo a integridade da pele e reduzindo descamações.
Continua após a publicidade
  • Troca de fraldas: A região da fralda é muito sensível à formação de dermatites, então não deixe o bebê por muito tempo com a fralda suja e sempre limpe e hidrate a região de forma adequada.

Conheça alguns produtos que podem te ajudar nos cuidados da pele com seu bebê:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.