Por que minha filha se recusa a fazer cocô?
Incentivar o filho a ir ao banheiro demanda paciência e atenção ao comportamento dele.
“Minha filha de 3 anos está se recusando a fazer cocô, segura tanto que não consegue andar. Já tentamos todas as formas de recompensa, brincadeiras, livros, troninho novo, mas, só funciona com remédio. É o caso de procurar um psicólogo?”
“É importante o acompanhamento do pediatra, pois devemos ter certeza de que não há nada físico. Provavelmente, essa criança tem um histórico de intestino preso. Isso deve ter chamado a atenção da família e desenvolveu-se uma relação muito forte com o seu processo de evacuação. De qualquer maneira, é provável que a criança tenha sofrido para evacuar em algum momento e, agora, ela tem medo de que isso aconteça de novo e, por isso, prende o cocô.
Alguns processos podem ajudar a criança, por exemplo, os pais devem levá-la com regularidade ao banheiro, já que, com 3 anos, nem sempre ela pede para ir. Convide-a dentro de uma rotina para que ela se acostume com isso. Acompanhe-a e tire o foco da situação: ofereça livros, dialogue, leia uma história. Ela precisa estar relaxada para evacuar. Outro ponto é não ficar reforçando para as outras pessoas que a criança não vai ao banheiro e sim, enaltecer quando ela vai. É importante que os pais não façam um grande alarde para não criar uma ansiedade sobre a evacuação. O ambiente deve provocar o estímulo positivo, os pais devem se mostrar tranquilos, pois o que vale para a criança é o reforço positivo e afetivo. Os pais devem tentar colocar em prática essas dicas, pois com 3 anos, a criança ainda está no processo de desfralde. Mas, dependendo do grau do problema, o pediatra deve ser consultado”, explica Maria Rocha, psicóloga e diretora pedagógica do Colégio Ápice.