Começa a campanha de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde

A iniciativa do governo contará com três fases para imunizar os grupos prioritários até o dia 1º de junho. Saiba quem pode receber a vacina na rede pública.

Com a mudança de estação, não tem jeito: o nariz começa a escorrer, a tosse incomoda, a febre pode dar as caras… E os pais, claro, ficam preocupados. Para evitar todo esse caos causado pela gripe, a imunização é a melhor saída. Por isso, começa nesta segunda-feira, 23, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que prevenirá a população contra os vírus dos tipos A (H1N1 e H2N3) e do tipo B.

Para garantir que as 54,4 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário sejam vacinadas, foram distribuídas para os estados 60 milhões de doses (produzidas pelo Instituto Butantan), que estarão disponíveis em 6,5 mil postos de vacinação. Segundo um informativo do governo de São Paulo, que segue a diretriz do Ministério da Saúde, a campanha na rede pública acontecerá em 3 etapas:

  • Fase 1: a partir do dia 23 de abril, a vacina será aplicada em trabalhadores da saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas;
  • Fase 2: a partir de 2 de maio, crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto serão o foco;
  • Fase 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores e outros.

Além destes três ciclos, também haverá o Dia D da imunização, em 12 de maio, às vésperas do Dia das Mães. Nesse sábado, os postos de saúde funcionarão das 8 às 17h e todos que fazem parte dos grupos prioritários receberão a vacina. As pessoas que não se enquadram em nenhuma dessas condições podem recorrer à rede privada.

Até o dia 1º de junho, quando a campanha termina, o governo espera que, aproximadamente, 2,3 milhões de baixinhos maiores de 6 meses e menores de 5 anos sejam protegidos contra o vírus da gripe, assim como 423 mil gestantes e 70 mil puérperas.

Veja também

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s