Bebê fazer cocô verde é normal? Entenda o que significa as cores das fezes

Saiba o que as cores das fezes estão dizendo sobre a saúde do seu filho

Por Redação Pais e Filhos
8 fev 2025, 07h00 •
bebe com fralda
 (Divulgação/Pinterest)
Continua após publicidade
  • Falar sobre fezes não é o assunto mais confortável para muita gente, mas quando se trata de bebês, essa é uma conversa fundamental para entender o que está acontecendo com a saúde da criança. O cocô do seu filho pode indicar muito sobre o funcionamento do corpo dele. Cores, consistência e formato das fezes são sinais que ajudam a monitorar sua saúde, e, quando surgem mudanças, é importante saber como interpretá-las.

    O que a cor do cocô do bebê significa?

    O cocô do bebê é um ótimo indicador de como está a saúde dele, principalmente nos primeiros meses de vida. Quando os bebês nascem, o intestino deles é estéril, mas com o tempo, ele vai se enchendo de bactérias que ajudam na digestão e alteram a cor das fezes. No início, as fezes do recém-nascido podem ser escuras e pegajosas, chamadas mecônio. Com o tempo, elas vão mudando de cor, principalmente se o bebê for amamentado com leite materno.

    O leite materno pode causar variações na cor das fezes devido aos alimentos que a mãe consome. Por exemplo, as fezes podem ser amareladas ou até esverdeadas dependendo da digestão e do conteúdo do leite. O cocô de um bebê alimentado com fórmula tende a ser mais escuro, mais firme e com um cheiro mais forte. Essa diferença se deve ao fato de o leite em pó não ter as variações que o leite materno tem, e a digestão ser um pouco mais lenta. Independentemente da alimentação, o cocô de um bebê pode ser amarelo, marrom e até verde, o que é normal em muitos casos.

    Quando a cor das fezes é preocupante?

    Embora as fezes do bebê possam variar de cor ao longo do tempo, existem algumas cores que devem acender um sinal de alerta. Se o cocô for branco ou preto, isso pode indicar problemas de saúde mais graves. Aqui estão alguns casos em que a cor das fezes deve ser monitorada mais de perto:

    Continua após a publicidade
    • Cocô branco: Esse tipo de fezes pode indicar problemas no fígado ou nas vias biliares do bebê. Se você perceber esse sinal, é importante procurar um pediatra imediatamente.
    • Cocô preto: Fezes pretas podem ser um sinal de hemorragia interna. O sangue que se mistura com as fezes pode escurecer, tornando-as dessa cor. Isso é um sinal grave, e o pediatra deve ser consultado o mais rápido possível.
    • Cocô com sangue ou muco: Pode ser um indicativo de alguma alergia alimentar ou infecção no trato intestinal.

    Fezes verde escuro: o que pode significar?

    Fezes de cor verde escura podem gerar dúvidas em muitos pais, mas, na maioria das vezes, não é motivo de preocupação. Aqui estão algumas razões pelas quais isso pode acontecer:

    1. Mudança na alimentação: Quando o bebê começa a introdução alimentar, o cocô pode ficar mais escuro e mais pastoso. Alguns alimentos, como vegetais folhosos ou alimentos ricos em ferro, podem deixar as fezes do bebê com uma cor mais verde.
    2. Leite materno: Durante a amamentação, especialmente nos primeiros meses, o leite materno pode ter uma variação nas proteínas e nos açúcares, o que pode fazer com que as fezes fiquem mais verdes.
    3. Excesso de leite de “fase inicial”: Se o bebê está consumindo mais leite inicial (mais ralo e rico em açúcares) do que o leite posterior (mais gorduroso e nutritivo), isso pode fazer com que as fezes fiquem mais líquidas e com tom verde.
    Continua após a publicidade

    Se o bebê estiver saudável, ativo e sem outros sintomas, como febre ou cólicas, as fezes verde escuras geralmente não são motivo de preocupação. No entanto, se o bebê apresentar outros sintomas, é sempre bom consultar o pediatra.

    Quais mudanças de cocô exigem atenção?

    Fique de olho nas seguintes alterações nas fezes do seu filho, pois elas podem indicar problemas que precisam de atenção:

    • Diarreia: Pode ser causada por uma infecção viral ou bacteriana. Se o bebê tiver diarreia por mais de 24 horas ou estiver com febre, procure um médico.
    • Constipação: Se o bebê estiver com dificuldades para evacuar, com fezes ressecadas e dor para evacuar, consulte um pediatra.
    • Mucosa ou sangue nas fezes: Isso pode ser sinal de alergias alimentares ou infecções intestinais. Nesse caso, a consulta médica é necessária.
    Continua após a publicidade

    O que o cocô do bebê nos primeiros meses revela?

    No início da vida, o cocô do bebê apresenta algumas características bem específicas. Nos primeiros seis meses, o leite materno é a principal fonte de alimentação, e isso reflete nas fezes do bebê:

    • Cor: Amarelo ou marrom claro.
    • Consistência: Líquida.
    • Cheiro: Sem cheiro forte.
    • Frequência: O bebê pode evacuar a cada mamada, cerca de 6 a 7 vezes por dia. Alguns bebês fazem cocô com menos frequência, o que também é normal.

    Como o cocô muda após a introdução alimentar e o desfralde?

    Após os seis meses de vida, com a introdução de alimentos sólidos, as fezes do bebê começam a mudar de cor, consistência e cheiro. Elas ficam mais escuras, com um formato mais pastoso, e o cheiro se torna mais forte. Durante o desfralde, o cocô se aproxima ainda mais das fezes de um adulto, com uma consistência pastosa e cor próxima ao marrom, dependendo dos alimentos consumidos.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    oferta