Guias práticos: 10 livros para grávidas e pais de primeira viagem

Selecionamos alguns títulos recém-publicados que prometem tirar dúvidas sobre a gestação, o parto, os cuidados com o bebê e muito mais!

 

1. O Diário de Bordo do Parto (Editora Aninhare)

Divulgação

Divulgação

Este é o segundo livro da série Diário de Bordo, da pediatra e consultora internacional em aleitamento materno Luciana Herrero. O primeiro volume, O Diário de Bordo da Família Grávida, busca orientar toda a família sobre a gravidez e o nascimento do bebê. A obra esclarece perguntas como “Será que as crises de insegurança e culpa são normais?”, “Como o pai pode ajudar?”, “E a relação do casal?” e “Avós ajudam ou atrapalham?”.

Em O Diário de Bordo do Parto o objetivo é auxiliar a mulher em tudo que envolve o nascimento do bebê. Por isso, o livro explica, de forma leve e simples, quais são as práticas confiáveis e que estão baseadas em evidências científicas, os mitos e verdades que envolvem esse momento, a dor do parto, o que é violência obstétrica… O título também conta com depoimentos de dezenas de mulheres, que falam sobre o tipo de parto escolhido e suas impressões sobre a hora do nascimento de seus filhos.

Onde encontrar: Instituto Aninhare

 

2. Coisas bizarras que você só descobre quando está grávida (Editora Bicicleta Amarela)

Divulgação

Divulgação

Sabia que o intestino da gestante se torna mais preguiçoso para que o bebê esteja bem nutrido? E que o umbigo da futura mamãe fica saltado a fim de que o pequeno tenha mais espaço dentro da barriga? Essas e outras informações curiosas estão esclarecidas no livro Coisas bizarras que você só descobre quando está grávida, da psicóloga e jornalista Fernanda Oliveira. Com muito bom humor e uma boa dose de sinceridade, a autora compartilha sem medo as principais mudanças que seu corpo sofreu na gravidez e explica as causas de cada uma delas.

Onde encontrar: Editora Rocco

 

3. Nasceu, e agora? (Editora Agir)

Divulgação

Divulgação

A ideia deste livro é ser um manual para pais de primeira viagem durante o primeiro ano de vida do bebê. Nele, a nova mamãe vai encontrar, entre outras coisas, dicas de posições para amamentar, como fazer o pequeno dormir bem, os cuidados na hora do banho e o passo a passo da massagem shantala. A obra reúne ensinamentos da monitora perinatal Stephanie Sapin-Lignières, que orienta, há mais de 35 anos, casais a acompanharem o pré-natal, o parto e o pós-natal.

Onde encontrar: Ediouro Publicações

 

4. A saúde da mulher (Editora Alaúde)

Divulgação

Divulgação

O objetivo deste lançamento do ginecologista e obstetra José Bento é ser um guia para a mulher saber cuidar do seu corpo e da sua saúde em todas as fases da vida. As mudanças físicas da puberdade, os exames de rotina, os diferentes métodos contraceptivos e os cuidados ao longo de toda a gestação são alguns dos tópicos abordados na obra.

Em relação à gravidez, o médico discorre sobre a importância do pré-natal, a alimentação ao longo dos nove meses e na amamentação, sexo na gravidez e as mudanças que acontecem com a mãe e o bebê a cada trimestre da gestação.

Onde encontrar: Editora Alaúde

 

5. Dúvidas de mãe (Editora Pá de Palavra)

Divulgação

Divulgação

Ser uma mãe possível: esse deveria ser o objetivo de cada mulher, segundo a psicóloga Larissa Fonseca, autora do livro Dúvidas de Mãe. Em sua obra, a especialista visa responder às principais perguntas das mamães em relação a uma série de aspectos da educação, do comportamento e do desenvolvimento dos seus filhos. Informações sobre o choro do bebê, o desfralde, a escolha da escola, a sexualidade infantil e o ciúmes entre irmãos são alguns exemplos do que você vai encontrar nas páginas desse título.

Onde encontrar: Pá de Palavra

 

6. Marinheira de primeira (Editora Zahar)

Divulgação

Divulgação

Não faltam livros que ajudem os pais de primeira viagem a enfrentarem esse momento lindo e, ao mesmo tempo, assustador. A obra da pedagoga e criadora do curso Marinheira de primeira, Olivia Bernardes, tem esse objetivo. Com linguagem simples e direta, o livro busca ser um verdadeiro manual de sobrevivência para papais e mamães que nunca tiveram filhos. Entre as orientações que eles vão encontrar estão a descoberta da gravidez, a escolha do pediatra, o preparo do enxoval, a higiene do bebê e a retomada da vida sexual.

Onde encontrar: Zahar

 

7. Boas-vindas, Bebê 3 (Editora Principium)

Divulgação

Divulgação

Este é o terceiro volume da série Boas-vindas, Bebê, da pediatra Ana Escobar, que fala de todo o desenvolvimento da criança, desde a gestação até os 5 anos de idade. Entre as dicas que a médica dá neste livro estão o controle da alimentação – que a partir dos 2 anos se torna muito mais ampla e suscetível às guloseimas -, o processo do desfralde e o preparo para a chegada de um irmãozinho. A especialista também aconselha os pais a lidarem com choros e gritos e a estimularem seus filhos a conquistarem autonomia.

Onde encontrar: Globo Livros

 

8. Gestantes – cuidados estéticos durante a gravidez (Buona Vita)

Divulgação

Divulgação

Este não é um livro de cuidados com o bebê para pais e mães. A obra da tecnóloga em estética Isabel Luiza Piatti busca trazer informações para profissionais e futuras mamães sobre as transformações que acontecem no corpo da grávida, os tratamentos estéticos disponíveis para quem espera um bebê e os ativos e cosméticos proibidos e liberados na gestaçãoGestantes – Cuidados Estéticos Durante a Gravidez conta com ilustrações e um DVD, que possui demonstrações práticas das aplicações que Isabel ensina nas páginas do livro.
 

9. Dia a dia do bebê (Editora Senac)

Divulgação

Divulgação

Lançado no Brasil em 2014, este livro da pediatra Ilone Bendefy, membro do Royal College of Physicians, na Inglaterra, fala tudo sobre o desenvolvimento diário dos pequenos a longo do primeiro ano de vida – os exames, as doenças mais comuns, o desmame… Didática, a obra conta com fotos, quadros tira-dúvidas e orientações simples para mamães e papais.

Onde encontrar: Editora Senac 

 

10. Guia da grávida em boa forma (Editora Abril)

Divulgação

Divulgação

Praticar atividade física é fundamental na gravidez. No entanto, esse é um assunto que ainda envolve muitas dúvidas e receios na cabeça das futuras mamães. Inspirada em sua primeira gestação, a jornalista Angélica Banhara, especializada em fitness, nutrição e vida saudável, lançou, em 2005, a primeira edição do Guia da Grávida em Forma. Em 2015, o livro foi relançado e atualizado. A obra traz, entre outras coisas, dicas sobre as modalidades mais indicadas para gestantes, os cuidados ao se exercitar, como respirar e relaxar e a maneira correta de fazer atividade física no pós-parto. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s