Entenda o que fez a atriz Fernanda Machado perder o útero no parto

A atriz já havia sido diagnosticada com placenta prévia no início da gestação, mas descobriu durante o parto outra condição que complicou o procedimento.

“Passamos pela tempestade, e agora veio a calmaria…”, escreveu Fernanda Machado em suas redes sociais. A mensagem da atriz, que deu à luz o segundo filho, Leo, no dia 31 de maio, foi mais que uma expressão do alívio por ter trazido o bebê ao mundo em plena pandemia. Na realidade, sua gestação já foi difícil desde o início, quando o coronavírus nem havia chegado ao Brasil.

Isso porque em fevereiro, na 20ª semana de gestação, Fernanda foi diagnosticada com placenta prévia. A condição ocorre quando o órgão que fornece nutrientes e oxigênio ao bebê não está posicionado como deveria – em vez de ficar “em cima” da criança, ele fica embaixo, entre o embrião e o colo do útero. 

Apesar de não provocar dor ou cólicas, a placenta nesta posição gera sangramentos que, se recorrentes, podem ocasionar queda de pressão e anemia, influenciando tanto na saúde da mãe quanto no bem-estar do bebê. Entenda aqui mais sobre a condição e tratamentos.  Nestes casos, a cesárea costuma ser recomendada pelos médicos – e foi o que aconteceu com a atriz.

Durante o parto, porém, a mãe sofreu ainda mais complicações, ao descobrir que também tinha uma patologia chamada placenta acreta, isto é, quando o órgão está fixado profundamente na camada interna do útero, o que dificulta – e certas vezes impede – seu descolamento depois do nascimento do bebê. Para garantir a sua saúde, ela teve o útero retirado.

Fui para minha cesárea por conta da placenta prévia e logo após o nascimento do Leo tive uma hemorragia, a médica descobriu que minha placenta além de prévia era também acreta, ela cresceu colada na parede do útero, e depois de todas as tentativas pra salvar meu útero, perdi muito sangue e a médica me explicou que pra salvar minha vida, ela teria que remover meu útero”, postou ela.

Veja também

View this post on Instagram

O amor vence tudo! ♥️ Nós conseguimos, eu nem acredito! Passamos pela tempestade, e agora veio a calmaria… Depois de uns meses difíceis de preocupações de como seria parir no meio dessa pandemia, a tristeza que veio com a perda do meu sogro, as incertezas da placenta prévia… Embora eu quisesse muito o parto normal, estou muito grata pela cesárea existir, sem esse procedimento, eu e meu bebê estaríamos em grande risco. Fui para minha cesárea por conta da placenta prévia e logo após o nascimento do Leo tive uma hemorragia, a médica descobriu que minha placenta além de prévia era também acreta, ela cresceu colada na parede do útero, e depois de todas as tentativas pra salvar meu útero, perdi muito sangue e a médica me explicou que pra salvar minha vida, ela teria que remover meu útero. Chorei muito só de pensar que nunca mais vou ter outro bebezinho crescendo no meu ventre… Mas ao mesmo tempo estou grata demais por ter tido a chance de ter meus 2 tesouros, Lucca e Leo! E principalmente pelo baby Leo ter chegado cheio de saúde, nos abençoando com tanta alegria e amor! Eu serei eternamente grata pela equipe maravilhosa que cuidou de mim no Cottage hospital. Dr. Terbell, minha médica, que mais uma vez fez toda a diferença com sua experiência e sabedoria, Dr. Velásquez que a ajudou no procedimento, Dr. Meghan Wallman que me esclareceu dúvidas num momento de incertezas, o anestesista que cuidou do meu pico de pressão inesperado e da minha transfusão de sangue que se fez necessária. E também todas as enfermeiras maravilhosas que cuidaram de mim com todo carinho. Literalmente devo minha vida à cada um deles. Obrigada Deus, obrigada universo! Obrigada a todos pelas orações e pensamentos positivos, com certeza essas vibrações chegaram até a gente!!!!! #birthinapandemic #grateful #blessed #miracle #love #maternidade #bençao #gratidão #omaioramordomundo #placentaprevia #placentaacreta #histerectomia

A post shared by Fernanda Machado (@realfemachado) on

“Chorei muito só de pensar que nunca mais vou ter outro bebezinho crescendo no meu ventre… Mas ao mesmo tempo estou grata demais por ter tido a chance de ter meus 2 tesouros, Lucca e Leo! E principalmente pelo baby Leo ter chegado cheio de saúde, nos abençoando com tanta alegria e amor!”, escreveu.

A atriz ainda agradeceu a toda a equipe médica, que cuidou para que todo o procedimento corresse bem. “Literalmente devo minha vida à cada um deles. Obrigada Deus, obrigada universo! Obrigada a todos pelas orações e pensamentos positivos, com certeza essas vibrações chegaram até a gente!”, publicou.

Chegando em casa…

Além de Leo, Fernanda já é mãe de Lucca, de quatro anos, ambos frutos do relacionamento com o empresário Robert Riskin. Por conta da pandemia, o pequeno não pôde conhecer o irmãozinho ainda no hospital, então o primeiro encontro dos dois foi somente em casa.  Com um vídeo cheio de amor, a atriz compartilhou a alegria do primogênito ao receber o baixinho. É de se emocionar! 😍

“O primeiro encontro deles foi mágico… Que presente da vida, poder ver esse amor de irmão transbordando… Meu mundo está completo! Lucca estava apaixonado pelo irmão já na barriga. E por conta da pandemia, o hospital não tem permitido visitas, e Lucca estava acompanhado a chegada do irmão somente pelo FaceTime durante nossa estadia no hospital. Ele estava ansioso demais pra conhecer o irmão pessoalmente. Esse encontro foi uma das coisas mais lindas que já presenciei na vida! Gratidão sem fim! Amor sem fim!”, postou Fernanda.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s