Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Dificuldade para controlar o intestino após o parto? Saiba o que fazer

Entenda as razões que causam essa condição e como lidar com ela

Por Redação Pais e Filhos
28 ago 2025, 17h00
mãe pós parto
 (monkeybusinessimages/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Depois que o bebê nasce, o corpo da mulher continua passando por muitas mudanças. Algumas são esperadas, como o útero voltando ao tamanho normal ou a produção de leite. Mas outras pegam de surpresa, como alterações no controle intestinal. Sim, é mais comum do que parece: muitas mães notam escapes involuntários de fezes ou gases nas primeiras semanas após o parto. Apesar de pouco comentado, isso faz parte da recuperação do corpo e tem solução.

Por que isso acontece?

Durante o parto normal, a região pélvica, que inclui músculos e nervos responsáveis pelo controle da bexiga e do intestino, pode ser bastante exigida. O esforço para empurrar o bebê, combinado à pressão natural da gravidez, pode enfraquecer essa musculatura e até causar pequenas lesões. Com isso, controlar gases ou fezes se torna mais difícil.

Os escapes acontecem principalmente ao tossir, espirrar, dar risada ou carregar peso. Uma pesquisa feita na Austrália mostrou que cerca de 17% das mães de primeira viagem passaram por algum grau de incontinência anal no primeiro ano pós-parto. E esse número pode ser ainda maior, já que muitas mulheres não se sentem à vontade para falar sobre o assunto, nem mesmo com o médico.

Recuperação natural e exercícios que ajudam

Na maioria dos casos, esse desconforto melhora espontaneamente com o tempo. Os tecidos da região pélvica costumam se recuperar em até três meses após o parto. Mas é possível dar uma forcinha para essa recuperação com alguns cuidados simples.

Os exercícios para o assoalho pélvico, como os de contração e relaxamento muscular, também conhecidos como pompoarismo, são grandes aliados. Eles ajudam a fortalecer os músculos que sustentam os órgãos pélvicos e melhoram o controle intestinal. A dica é começar com 10 repetições, três vezes ao dia. Existem até aplicativos que ajudam a lembrar e guiar os exercícios, facilitando a rotina.

Continua após a publicidade

Alimentação e outros cuidados no dia a dia

Fazer refeições leves e com menor volume pode ajudar. Alimentos com muita gordura ou muito tempero tendem a irritar o intestino e piorar os sintomas. Priorize uma alimentação rica em fibras, beba bastante água e observe como seu corpo responde a certos alimentos.

Se os sintomas persistirem após os três primeiros meses, é importante procurar ajuda. O médico poderá indicar uma avaliação mais completa e até encaminhar para um fisioterapeuta especializado. Em alguns casos, o uroginecologista, especialista em problemas pélvicos, pode recomendar tratamentos específicos ou, em situações mais graves, até uma cirurgia para reparar os músculos da região.

O mais importante: você não está sozinha

Passar por mudanças físicas após o parto é absolutamente normal. O controle intestinal pode ser uma das surpresas menos comentadas, mas merece atenção e cuidado. Com o tempo, informação e apoio, tudo tende a se equilibrar novamente. E lembrar que muitas outras mulheres também passam por isso pode ajudar a lidar com a situação com mais leveza e segurança.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta