Continua após publicidade

Como cuidar da cicatriz da cesárea

Veja como tornar o pós-operatório tranquilo e garanta uma cicatrização segura.

Por Alessandra Rebecchi Feitosa (colaboradora)
Atualizado em 22 out 2016, 18h00 - Publicado em 14 Maio 2015, 21h05

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cirurgia cesariana para a extração do bebê já representa mais de 84% dos nascimentos no Brasil que acontecem na rede particular; na púlica, são 40%. Ambos os números estão muito acima do máximo de 15% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de ter se tornado um procedimento comum, trata-se de uma cirurgia de médio porte e seu pós-operatório exige alguns cuidados para que haja a perfeita cicatrização externa e interna dos tecidos.
 
“É feita uma incisão transversal no abdômen de aproximadamente 12 centímetros para a passagem da cabeça do bebê, onde 7 camadas do corpo são cortadas”, explica o Dr. Júlio Elito Júnior, Professor Livre Docente do Departamento de Obstetrícia da Unifesp. Confira aqui 6 dicas para uma melhor cicatrização do corte:
 
1. Mantenha o repouso por, pelo menos, 15 dias
As primeiras semanas serão as mais importantes para a cicatrização. Além do corte, seu útero estará retornando ao tamanho normal. “Nesse período, ocupe-se apenas do bebê”, reforça o Dr. Júlio. Após este tempo já será possível retirar os pontos, no caso da utilização de fio de sutura não absorvível.
 
2. Cuide do corte
Limpe a região do corte somente com água e sabão e não se esqueça de manter o local bastante seco após a lavagem. Não utilize nenhum tipo de creme sobre o corte. Se você tiver tendência à formação de queloides seu médico poderá orientá-la sobre alguns cuidados adicionais.
 
3. Ouça os sinais do seu corpo
Entre 15 dias e um mês após a cirurgia, a mulher já pode retomar algumas atividades simples como dirigir, mas se o abdômen doer pare imediatamente. “A dor é o freio do nosso corpo, serve para mostrar que você chegou ao limite e seu organismo ainda está se recuperando”, alerta a Dra. Alessandra Bedin, Ginecologista e Obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, para você evitar a abertura do corte e a formação de hérnias.
 
4.  Aguarde para retornar às atividades físicas
Com um mês você já pode começar a fazer caminhadas, mas aguarde entre 2 e 3 meses para  praticar exercícios abdominais, já que a parte do músculo que foi cortada demora mais tempo para cicatrizar.  Seu médico irá informa-la sobre quando você estará apta a fazer cada uma dessas atividades, cada mulher pode ter uma recuperação diferente.
 
5. Cuidado com o sol
Não tome sol na região da cicatriz por, pelo menos, 6 meses. Do contrário ela poderá ficar com uma coloração muito escura.
 
6. Observe alterações no corte
Se, nos primeiros dias pós-cirurgia, você notar que a pele ao redor do corte está inchada, avermelhada ou quente e eliminando algum tipo de secreção, ou se você tiver febre e perceber que a dor, ao invés de diminuir, está aumentando a cada dia, procure imediatamente ajuda do seu médico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.