Continua após publicidade

Do clássico ao moderno: oito opções de nomes hebraicos para seu bebê

Nomes hebraicos trazem significados conectados aos textos sagrados e tradições que perduram por gerações

Por Valentina Bressan
26 ago 2024, 17h00
menino-camera-escada_Freepik
Vários nomes populares na cultura brasileira já tem raízes hebraicas e foram devidamente traduzidos (Freepik/Reprodução)

Seja por inspiração histórica ou devoção religiosa, buscar nomes na língua hebraica antiga ou moderna pode ser uma boa ideia para encontrar opções que vão do clássico ao original. Nomes hebraicos trazem significados conectados à fé, já que os textos que originaram a Bíblia e a Torá – escrituras sagradas do judaísmo – foram redigidos em hebraico e aramaico.

Dá para pesquisar os textos clássicos e fazer adaptações para a língua portuguesa – e também descobrir que vários nomes já populares por aqui tem raízes hebraicas. Separamos uma lista com oito opções para inspirar sua escolha.

Benjamin

Você sabia que um dos nomes mais populares no Brasil tem origem na língua hebraica? Benjamin vem da junção de ben – que significa “filho” – e yamin – que carrega o significado de “mão direita”. Na Bíblia, é o nome dado ao filho mais novo de Jacó com…

Raquel

Outro nome ligado à tradição hebraica, Raquel significa “ovelha” ou “cordeiro”. Pode ser grafado como Rachel. A mãe de Benjamin e Joseph, nas escrituras bíblicas, passa a conseguir ter filhos biológicos depois de ter seu pedido atendido por Deus.

Michel

Continua após a publicidade

Nome bastante comum em países europeus, como a França, Michel tem origens ligadas ao hebraico. O significado está relacionado com “aquele que se assemelha a Deus”.

Deborah

Com raízes na natureza, o nome Deborah evoca força de vontade e liderança. Do hebraico “Devorah”, cujo significado é “abelha”, Deborah é o nome de uma das profetas e líderes carismáticas retratadas nos textos bíblicos.

Levi

Outro nome que tem ganhado popularidade no Brasil é Levi. O nome é dado ao terceiro filho de Lia e Jacó – o mesmo pai de Benjamin – na Bíblia ou na Torá. Levi quer dizer “unido” ou “conectado”.

Hannah

Continua após a publicidade

Nome clássico em comunidades judaicas, Hannah deriva do termo “channah”, que significa “graça” ou “favor”. O nome também é bastante utilizado em países de língua inglesa. Na Bíblia, Hannah é a mãe do profeta Samuel.

Joel

Do hebriaco, Joel significa “Jeová é Deus” ou “o Senhor é Deus”. Joel é outro profeta presente nos textos sagrados, e o nome evoca a noção de devoção e liderança religiosa.

Eloah

Eloah é mais um nome que destaca a conexão com a fé. Deriva do termo “Elohim”, substantivo que se refere a Deus nos textos em hebraico. No Brasil, costuma ser grafado como Eloá.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.