Continua após publicidade

Nomes inspirados em desenhos dos anos 80

As famosas animações marcaram época, mas será que rendem boas homenagens?

Por Maurício Brum
2 out 2024, 17h00
menino-ve-filme-computador-freepik - 4
Desenhos da década de 1980 seguiram presentes na TV por anos a fio, embora muitos não tenham nomes apropriados para humanos (Freepik/Reprodução)

Muitas vezes, na hora de escolher um nome para uma criança, é comum que se busquem referências em algo que marcou nossas vidas: um livro, um filme, algum personagem histórico que tenha provocado fascínio. Uma opção criativa e menos recorrente é se inspirar em desenhos animados.

E, para quem é Millennial, pode ser comum que suas referências de desenhos tenham origem nas animações dos anos 80 — que transcenderam a própria década e seguiram presentes na TV pelos vários anos seguintes, marcando toda a geração. Será que tem algum nome desses desenhos que pode servir para o que você quer?

Desenhos que nem sempre rendem bons nomes

Nem todas as animações famosas dos anos 80 vão necessariamente render nomes bons para dar para uma criança. É improvável, por exemplo, que você tire uma opção bacana de Smurfs, onde os personagens tinham nomes como Smurfette, Desastrado ou Selvagem — mesmo o humano da história, Gargamel, não é lá uma opção muito popular.

Situações parecidas ocorrem com Ursinhos Carinhosos, repleta de personagens cujos nomes são adjetivos (Feliz, Fiel, Amigo…) ou ThunderCats, com suas denominações puxando o lado felino (Panthro, Tygra, Cheetara…).

Mas, apesar de as várias animações com animais nem sempre trazerem boas opções, há uma notória exceção: em Tartarugas Ninja, os personagens-título da série carregam nomes inspirados no Renascimento, e todos podem ser alternativas de nomes mais ou menos comuns — Leonardo, Raphael (ou Rafael), Donatello e Michelangelo (que pode ser dividido em Ângelo e Miguel).

Continua após a publicidade

E os personagens humanos?

Mas é claro: os desenhos dos anos 80 também têm personagens com traços e nomes humanos, que podem render boas opções. He-Man, por exemplo, era o alter ego do Príncipe Adam, um nome perfeitamente utilizável, enquanto a Caverna do Dragão tem opções como Hank, Diana, Eric e Sheila.

Outra série com vários personagens humanos é Ghostbusters, os Caça-Fantasmas, com alternativas que puxam bastante para nomes mais comuns na língua inglesa: Egon (Spengler), Peter (Venkman), Ray (Stantz) e Winston (Zeddemore).

Já se você quer algo mais exótico e claramente inspirado em uma animação do período, Cavaleiros do Zodíaco pode ser o caminho, com opções como Seiya, Shiryu, Hyoga, Ikki e até (essa mais comum) Melissa.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.