A França é um país com uma forte influência cultural em todo o mundo. Famoso por suas baguetes e croissants, pelos perfumes, pela literatura e filosofia, e até mesmo pelas revoluções e guerras, o país é frequentemente associado à elegância e ao bom gosto.
A língua francesa compartilha dessa mesma admiração. Não à toa, versões francesas de nomes próprios são populares há anos em todo o mundo. Para os amantes da cultura francófona, elencamos uma lista com dez nomes franceses femininos, para não faltar charme na família.
Amélie: significa “mulher trabalhadora”, “ativa”. É a forma francesa do nome Amélia e se popularizou entre os brasileiros após o sucesso do filme francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, do início dos anos 2000.
Brigitte: o nome se popularizou na França e no mundo principalmente depois da fama da atriz Brigitte Bardot. Significa “força” e a repetição da letra “T” é a marca francesa do nome.
Catherine: um nome muito popular em várias línguas, Catherine é a versão francesa de Catarina. Os aspectos da grafia e a pronúncia dão a sonoridade galante ao nome.
Charlotte: significa “mulher do povo” ou “mulher livre”. Charlotte é a forma francesa do nome Carlota, o diminutivo de Carla em sua sonoridade elegantemente francesa.
Claire: a variante francesa do nome Clara traz um inegável charme. É bastante popular nos países de língua francesa e sua remota origem latina significa “brilhante” ou “ilustre”.
Juliette: como em Brigitte, a letra t duplicada também indica a influência francesa no nome Juliette, popularizado no Brasil após o sucesso da vencedora do BBB 21. Significa “pequena jovem” ou “filha de Júpiter” e é o diminutivo de Júlia.
Louise: é a maneira francesa de escrever (e pronunciar) o nome Luísa. É um nome que sugere força e perseverança: significa “combatente” ou “guerreira famosa”.
Mélanie: o nome Mélanie tem a mesma raiz da palavra grega que originou “melanina”. Seu significado, dessa forma, é justamente “escura” ou “negra”.
Sophie: versão francesa de um nome clássico. Sophie, como em português, Sofia, significa “sabedoria”. Sua origem é do idioma grego e compartilha a mesma raiz de “filosofia”.
Stephanie: significa “coroada” e é popular em vários países francófonos. No Brasil, essa versão do nome têm se popularizado no lugar da grafia aportuguesada, Estefânia.