Continua após publicidade

Nomes de bebês para fãs de esportes

Grandes lendas do esporte mundial também podem servir como opção para a escolha do nome vencedor

Por Clarice Sena
12 set 2024, 17h00

Grandes atletas do mundo dos esportes são uma grande inspiração de vida para muitas pessoas, seja pela dificuldade das suas conquistas ou pelos feitos que acumulam. No caso de esportes que ganham mais visibilidade durante eventos mundiais como as Olimpíadas e os Jogos Pan-Americanos, alguns atletas representam uma nação inteira quando sobem ao lugar mais alto do pódio.

Preparamos este guia com nomes de esportistas marcantes em suas modalidades que podem te inspirar na hora de escolher o nome do bebê e, de brinde, garantir uma boa introdução ao mundo dos esportes quando a criança crescer.

Marta: uma das maiores jogadoras de futebol de todos os tempos, Marta é a maior artilheira da Seleção Brasileira de futebol, maior artilheira em Copas do Mundo femininas e eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo. O nome Marta tem origem aramaica e significa “protetora do lar”.

Oscar: o brasileiro Oscar Schmidt é considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Participou de cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos e é o único jogador de basquete a passar dos 1.000 pontos em Olimpíadas. Seu nome tem origem nórdica e significa “lança de Deus”.

Hortência: a maior pontuadora da história da seleção brasileira de basquete, Hortência Marcari já disputou cinco mundiais e duas Olimpíadas. Hortência foi campeã mundial de basquete em 1994, vice-campeã nas Olimpíadas de Atlanta e três vezes campeã sul-americana. O nome Hortência, por vezes redigido na forma Hortênsia, vem do latim hortensius e significa “jardineira” ou “aquela que cultiva o jardim”.

Continua após a publicidade

Gustavo: mais conhecido pelo apelido de “Guga”, Gustavo Kuerten é um tenista brasileiro que atingiu o número 1 no ranking do tênis mundial e se consagrou por ser o terceiro maior vencedor do torneio masculino individual de Roland Garros, atrás apenas de Björn Borg e Rafael Nadal. O nome Gustavo tem origem escandinava e significa “protegido por Deus”.

Venus: a tenista estadunidense Venus Williams é a maior tenista medalhista olímpica de todos os tempos. Conhecida por ter um dos saques mais poderosos do tênis, Venus venceu 22 Grand Slams (incluindo títulos individuais e por duplas) e foi a primeira jogadora negra da história a liderar o ranking mundial de tenistas mulheres. O nome Vênus tem origem na mitologia romana, já que Venus era equivalente da deusa grega Afrodite, representando o amor e a paixão. Sua irmã, Serena, é a maior vencedora de Grand Slams do esporte: ela tem 39 títulos, incluindo as disputas individuais e por duplas.

Rafael: mais um bom nome para fãs de tênis, já que o espanhol Rafael é um dos maiores tenistas de todos os tempos, com 22 Grand Slams e conhecido como o “rei do Saibro” por sua histórica marca de 14 títulos em Roland Garros, em Paris. Seu nome tem origem hebraica e significa “curado por Deus” ou “cura divina”.

Jaqueline: a ponteira Jaqueline Carvalho é um dos nomes mais reconhecidos do vôlei de quadra brasileiro. A atleta foi bicampeã olímpica de vôlei, campeã pan-americana e duas vezes vice-campeã mundial, além de ter sido eleita a melhor jogadora da Superliga de vôlei. Jaqueline é uma variação feminina de Jacó, com origem no hebraico Yaaqobh, remete à história bíblica do personagem de mesmo nome que nasceu segurando o calcanhar do seu irmão gêmeo Esaú. Por isso, o nome significa “aquela que vem do calcanhar”.

Continua após a publicidade

Gilberto: conhecido pelo apelido “Giba”, o ex-voleibolista brasileiro é considerado um dos grandes jogadores da modalidade de todos os tempos. Foi campeão olímpico de vôlei em 2004, medalha de prata em 2008 e 2012 e campeão mundial por três vezes. Gilberto é um nome com origem germânica, junção das palavras gisil que significa “promessa” ou “testemunho” e beralt para “brilhante” ou “luminoso”.

Vanderlei: agraciado com a Medalha Pierre de Coubertin do mérito olímpico, Vanderlei Cordeiro de Lima é um ex-maratonista brasileiro, vencedor da medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas e bicampeão pan-americano de maratona. Seu nome tem origem holandesa no termo van der Leij que significa “da terra da ardosia”.

Rebeca: a jovem ginasta brasileira Rebeca Andrade já é uma grande campeã, apesar de sua pouca idade. Rebeca tornou-se a maior medalhista olímpica brasileira após a edição dos Jogos de Paris de 2024, sagrando-se campeã no solo, vice-campeã no salto e no individual geral, além de bronze na competição por equipes. A ginasta também foi campeã olímpica do salto em 2020 e tem dois campeonatos mundiais no salto e um título mundial no individual geral. O nome Rebeca tem origem no termo hebraico Ribhqah, que significa “união”, “ligação” ou “aquela que une”.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.