Nomes bíblicos: confira opções para meninas e meninos
Buscar inspiração nos personagens da Bíblia e nos escritos sagrados é alternativa para pais religiosos
Buscar inspiração em referências importantes para os pais é um primeiro passo para escolher o nome dos filhos. Nisso, livros, filmes, músicas e histórias familiares podem servir como base para essa seleção especial. A religiosidade é outro fator importante na hora da gestação: escolher batizar ou não a criança, e em qual igreja, é uma opção a ser planejada por quem espera um bebê em uma família cristã.
A Bíblia também é uma excelente fonte de inspiração para achar o nome ideal – opções não faltam. Confira a seguir algumas dicas de nomes bíblicos para meninas e meninos.
Nomes para meninas
Nomes bem conhecidos como Débora, Maria, Sara e Raquel tem origem bíblica. Débora – uma adaptação de Deborah – foi uma profetisa e juíza do Antigo Testamento.
Maria dispensa explicações: o nome da mãe de Jesus é um dos mais comuns no Brasil, mas pode representar um legado religioso para a família que decidir chamar a bebê assim. Maria funciona muito bem em nomes compostos, então, também dá para unir a espiritualidade a outro significado desejado pela família.
Sara, que vem do original Sarai, foi a esposa de Abraão e a mãe de Isaque. Considerada a matriarca do povo judeu, foi Deus que decidiu que seu nome seria Sara.
Raquel, outra personagem conhecida da Bíblia, foi esposa de Jacó e mãe de dois filhos – isso após ter suas preces atendidas por Deus, já que inicialmente, ela não podia engravidar.
Eva, Ester, Ruth, Lia, Rebeca, Dalila e Judite são outras opções de nomes hebraicos com origem bíblica. O que não falta é inspiração nas escrituras para nomear a bebê que vem por aí.
Nomes para meninos
Partindo do princípio, temos Adão: o nome significa terra ou terra vermelha. O primeiro homem pode servir de inspiração para o nome do seu bebê, mas as ideias não param por aí. Se você deseja que a religiosidade fique clara no nome do seu filho, Jesus é outra opção.
Benjamin – nome que está em alta no Brasil – significa “filho da minha mão direita” e, na Bíblia, foi o filho mais novo de Jacó e Raquel. Davi traz a noção de “amado” ou “querido”. Afinal, foi o rei mais famoso de Israel.
Entre os apóstolos, há boas possibilidades. Pedro, Tiago, João, André, Mateus e Filipe são nomes clássicos e atemporais, que carregam o simbolismo religioso.
Outras ideias modernas são Eli, Abel, Noah, Caleb, Jonathan e Matias. Vale mergulhar nas escrituras para resgatar ideias de um nome especial para o seu filho.