As mais tocadas: músicas para guiar a escolha do nome de seu bebê
Para quem não vive sem fone ou caixa de som, a dica é simples: coloque suas músicas preferidas para tocar e procure nomes fazem sentido para você
A música é uma parte importante de nossa vida. Desde que nascemos, somos bombardeados por canções de todo tipo. Elas nos acompanham em nossos melhores e piores momentos, e muitas acabam se tornando um elemento central de nossa personalidade. Então, por que não passar esse legado adiante?
Confira aqui alguns dos hits da música brasileira e internacional com ideias de nomes para seu filho ou filha.
Nomes femininos inspirados em músicas
Anna Júlia
A música da banda Los Hermanos foi inspirada na produtora de cinema Anna Julia Werneck, que na época era estudante de jornalismo. Anna vem do hebraico “Hanna” que significa “cheia de graça”, enquanto Júlia vem do latim Julius e está vinculado à ideia de juventude e jovialidade.
Angela
Apesar do tema triste, contando sobre a perda e distanciamento do amor de uma mulher chamada Angela, essa balada dos Bee Gees fez grande sucesso. Com origem grega, o nome significa “anjo mensageiro”.
Bete/Elisabete/Elisabeth/Beth
Essa parceria de Cazuza e Frejat no Barão Vermelho fez tanto sucesso que até apaga a origem da música. A canção foi feita para o filme Bete Balanço (1984), protagonizada por Débora Bloch e dirigido por Lael Rodrigues, que conta a história de uma jovem que abandona a sua vida antiga em prol do sonho de virar uma rockstar. O nome Elisabete vem do hebraico Elishebba e significa “Deus é juramento” ou “Deus é abundância”.
Camila
A canção do Nenhum de Nós conta a história de um relacionamento abusivo sofrido por uma colega de escola dos membros da banda, mas que teve o nome verdadeiro preservado. Camila foi escolhida graças ao filme Camila: O Símbolo de Uma Mulher (1984), além do significado relacionado a função de mensageira.
Eleanor (Rigby)
A figura que recolhia o arroz do chão da igreja após os casamentos, segundo Paul McCartney e John Lennon, não existiu. Alguns fãs não acreditam na versão dos músicos, já que existiu uma Eleanor Rigby nos subúrbios de Liverpool e que foi identificada através de um túmulo. Derivado de um dialeto francês antigo a partir de Aliénor, que é uma variação de Helena e vem do termo Hélê, que significa “raio de sol” ou “resplandecente”.
Eva
Mesmo com o sucesso através da banda Eva e dando as caras até hoje nos bloquinhos de carnaval, essa música é uma adaptação para o axé de uma obra do músico italiano Umberto Tozzi. A primeira versão brasileira foi feita pela Rádio Taxi, em 1983, numa tradução direta do original italiano. Eva deriva do hebraico Chavah e significa algo como “aquela que dá vida” ou simplesmente “vida”.
Fátima
Inspirado em Nossa Senhora de Fátima, a música foi composta por Renato Russo na época da banda Aborto Elétrico, o que não impediu de fazer sucesso sendo tocado por Legião Urbana ou Capital Inicial. Vem do árabe fatma, que significa jovem ou donzela.
Flora
Flora Gil foi homenageada por Gilberto Gil através dessa canção, na qual ele aborda o privilégio de acompanhar o crescimento e amadurecimento da vida da esposa. O nome significa flor.
Gabriela
Composta por Dorival Caymmi, famosa na voz da eterna Gal Costa e feita inspirada na personagem homônima de Jorge Amado, essa canção aborda autenticidade e aceitação. O nome é a versão feminina de Gabriel, que do hebraico Gavri’el remete a “homem de deus” ou “fortaleza de deus”.
Iolanda/Yolanda
Famosa aqui no Brasil na voz de Chico Buarque e Simone, a versão original é do cantor cubano Pablo Milanes, que homenageou Yolanda Benet, com quem era casado na época. O nome vem do grego Íole, que significa “violeta”.
Janaína
Condinome para Gessy, empregada doméstica na casa da família de Bruno Gouveia, vocalista da banda Biquini Cavadão. Janaína é um dos nomes da orixá Iemanjá, a divindade protetora das mães, esposas e dos mares em algumas religiões de matriz africana.
Lumiar
Verbo, nome de bairro, música e personagem de novela. A composição de Beto Guedes costura o significado do verbo com a localização, contando a história de como o bairro Lumiar em Nova Friburgo virou um refúgio e que “iluminava” ele por dentro. Vem do termo latino lumen e significa luz ou claridade.
Maria (Maria Maria)
A composição de Milton Nascimento e Fernando Brant para o disco Clube da Esquina 2 exalta a resiliência da mulher brasileira. A inspiração veio a partir de uma Maria que Brant conheceu em Diamantina (MG). Com origem hebraica, possivelmente derivada de Myriam, o nome Maria significa “senhora” ou “soberana”.
Matilda
Contando os dilemas da vida adulta, a música de Harry Styles é um sucesso recente. Com origem na combinação das palavras germânicas maht, poder ou força, com hild, batalha, ou seja, indica a ideia de ser “forte para as batalhas”.
Mônica
Compondo o casal mais famoso das músicas brasileiras, Eduardo e Mônica na realidade tinham outros nomes. A inspiração do hit é a artista plástica Leonice de Araújo, uma das melhores amigas de Renato Russo. Diferente do que é contado na letra, ela é uma pessoa menos séria que Mônica. Enquanto Leonice é inspirado em Lêonia, ambos significando “Leoa”, o nome Mônica vem de Monea e significa “eu aconselho” ou conselheira.
Michelle
Essa canção de amor foi composta por Paul McCartney, mas não existiu uma Michelle inspirando a composição. Uma amiga do Beatle sugeriu “Michelle, ma belle” para completar a letra de uma música que o cantor queria utilizar uma expressão francesa com boa sonoridade. O nome vem do hebraico “Mikha’el” e significa “quem é como Deus?, num questionamento retórico para reforçar a ideia da singularidade para a divindade.
Milla
Sucesso na voz do cantor Netinho, Milla realmente existiu e foi um amor de verão do cantor. Não se sabe se a moça se chamava Milla ou se era um apelido a partir da supressão de outros nomes.
Rosanna
A música da banda Toto conta uma história de um amor perdido e com muita saudade envolvida. Os membros indicam que não é baseada apenas em uma pessoa, mas em várias mulheres. A banda brincava com a suposição dos fãs de que a música era dedicada para Rosanna Arquette, que namorava o tecladista Steve Porcaro. Além da junção de Rosa e Ana, existe duas origens possíveis para o nome, podendo vir do latim para “rosado” ou do árabe roksan, “aurora”, que tem a variante persa roakshna, “a brilhante”.
Sandra Rosa Madalena
Separados sempre foram um sucesso, mas juntos na voz de Sidney Magal se tornaram um hit atemporal. Apesar da expectativa, a cigana Sandra Rosa Madalena nunca existiu, sendo apenas uma junção de nomes com boa sonoridade feita por Miguel Cidras, empresário do rei da lambada. Sandra é derivada do grego Alexandrós, originado do verbo Alexó que significa “prevenir” ou “proteger”. Enquanto Rosa tem relação direta com a flor, Madalena vem do hebraico, sendo Magdala e significa algo como “pessoa observadora”.
Sílvia
Famosa na interpretação de Chico Buarque e de autoria de Vinícius Cantuária, a canção aborda a dualidade do amor, que pode ser rápido e ainda assim intenso. Não há indícios de que tenha existido uma Sílvia para motivar o nome da música. O nome vem de Silvius e significa floresta ou bosque.
Tereza
“Cadê Tereza?”, perguntava Jorge Ben Jor. Bom, acho que ela estava no “País Tropical” descrito neste outro hit do cantor e guitarrista. Domingas Terezinha de Menezes, esposa do artista, também inspirou “Dumingaz”. Teresa/Tereza vem de Therizo, termo grego que significa “colher” ou “ceifar”.
Nomes masculinos inspirados em músicas
Ben
Feita para um filme de suspense com ratos, a música conta a relação de um menino com seu bichinho de estimação. Mesmo que tenha ficado famosa na voz do jovem Michael Jackson, a autoria do hit é de Donald Black e Walter Scharf. Ben é a palavra hebraica para “filho” e deu origem a nomes como Benjamin e Benedicto.
Bruno
A canção “Não falamos do Bruno” fez muito sucesso no filme Encanto, da Disney. O filme traz a temática de expectativas e conflitos familiares abordados através de uma família colombiana com habilidades especiais. O nome tem origem germânica e tem relação com coragem e proteção.
Caetano
O cantor Johnny Hooker homenageia Caetano Veloso e toda influência musical que recebeu dele. A origem do nome traz uma beleza diferente para a música, já que Caetano vem do latim “Caetanus”, derivado da palavra “caetus”, que significa “feliz” ou “contente”.
Chico
Inspirada na música Folhetim de Chico Buarque, a canção Chico de Luisa Sonza era uma homenagem ao então namorado da cantora, o influenciador Chico Moedas (Chico Veiga). O relacionamento do casal foi rápido, mas, ironicamente, Chico é um apelido de Francisco, que significa “homem livre” ou franco.
Daniel
Essa canção do britânico Elton John conta a história de Daniel, que retornou para as origens após servir na Guerra do Vietnã. A letra é narrada pela perspectiva do irmão caçula do ex-soldado, abordando todos os traumas sofridos na guerra e o remorso presente na vida de Daniel. Coincidência ou não, a origem do nome vem do hebriaco “Daniyyel”, que significa “Deus é meu juiz”.
Eduardo
O par de Mônica também é diferente na vida real, tanto o nome quanto a personalidade. Fernando Coimbra é embaixador do Brasil no México e segue casado com Leonice de Araújo. Eduardo é derivado do germânico Hadaward, uma junção de ead, que significa “rico” ou “próspero”, com ward, que significa “guardião”. A união dos dois virou algo similar a “guardião de riquezas”.
Fernando
Acredite se quiser, a música dos suecos do Abba falava sobre dois amigos que foram soldados da revolução mexicana. No entanto, foi tudo um artifício de Bjorn Ulvaeus para tornar a versão em inglês mais interessante, já que a original sueca era uma música romântica e tinha feito pouco sucesso. Fernando é derivado do gótico e significa “ousado para atingir a paz” ou “viajante corajoso”.
Luca/Lucca
Essa canção de Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, aborda a relação familiar como tudo, mas foca na relação entre ele e seu filho, Luca. O nome é a versão italiana de Lucas e significa “aquele que ilumina”.
Marvin
Essa adaptação da música “Patches” feita pelos grupo Titãs conta um pouco da vida árdua e difícil vivida em algumas regiões do Brasil. A versão original é uma composição do renomado Marvin Gaye, que foi homenageado no nome da música através de uma sugestão de Nando Reis. O nome Marvin tem origem germânica e surge pela união do termo mar com win, que significa “amigo” ou “protetor”.
Manuel
A música de Ed Motta conta a história de um homem chamado Manuel e uma rotina pacata e exaustiva, mas que sempre quis algo mais. O nome é uma adaptação latina que surgiu a partir do Hebraico “Imanu’el” que significa “Deus está conosco”.
Pedro
A inspiração musical veio muito antes do companheiro de sinuca sonolento que conheceu os membros da banda Jovem Dionísio, autores do hit-chiclete “Acorda Pedrinho”. O maluco beleza Raul Seixas tinha a música “Meu amigo Pedro” que trazia uma conversa imaginária entre ele e um amigo que escolheu uma vida mais monótona. Acontece que a inspiração da música não era amigo e nem se chamava Pedro: a letra retrata a percepção de Raul Seixas sobre o próprio irmão, Plínio Seixas, que largou a música para se tornar engenheiro. Enquanto Pedro significa “rocha”, Plínio vem do plenus que significa algo “completo”.
Romeu
Além de ser um personagem famoso de Shakespeare, o nome também foi utilizado pela cantora Pitty na música homônima, que retrata os dilemas do amor utilizando o romance do autor inglês como um plano de fundo para algumas metáforas. Tal qual o personagem, Romeu tem origem italiana e significa “romeiro” ou “aquele que peregrina”.