Continua após publicidade

‘Hey Jude’: nomes para seu bebê inspirados em músicas dos Beatles

Para quem é fã da história dos garotos de Liverpool, separamos alguns nomes que também servem como homenagem para a banda inglesa

Por João Antonio Streb
16 set 2024, 17h00
meninas-instrumentos-banda_master1305_Freepik-2
Entre os nomes femininos mais destacados na discografia da banda, estão clássicos como Lucy e Julia (master1305/Freepik/Reprodução)

Há mais de 50 anos com músicas presentes na vida de muitas pessoas, The Beatles é aquela banda que o amor vai passando de geração em geração. Como uma boa banda de rock, os jovens Paul, John, Ringo e George encheram as próprias composições com nomes, seja na forma de provocação, homenagem e até mesmo autobiográfico.

Pensando nos fãs, separamos alguns nomes utilizados nas músicas dos Beatles para seu bebê.

Nomes femininos

Carol

O nome também rendeu o título da composição, que conta a jornada de um jovem para conquistar Carol. O protagonista aprendeu até a dançar para ganhar a atenção da amada. Carol é uma abreviação de Carolina ou Caroline, que tem origem germânica nos termos karal ou kerl, que significam “pessoa do povo”.

Eleanor Rigby

A figura que recolhia o arroz do chão da igreja após os casamentos, segundo Paul McCartney e John Lennon, não existiu. Alguns fãs não acreditam na versão dos músicos, já que existiu uma Eleanor Rigby nos subúrbios de Liverpool e que foi identificada através de um túmulo. Derivado de um dialeto francês antigo a partir de Aliénor, que é uma variação de Helena e vem do termo Hélê, que significa “raio de sol” ou “resplandecente”..

Continua após a publicidade

Julia

A letra que eleva a figura de uma mulher a um patamar quase mítico, como uma força da natureza, é uma homenagem à mãe de John, que faleceu de forma trágica quando ele ainda era jovem. Julia Lennon não pode ouvir essa linda homenagem, que fez parte do The White Album dos Beatles. Julia vem do latim Julius e está vinculada à ideia de juventude e jovialidade.

Lucy (in the Sky with diamonds)

Uma das composições mais célebres da fase psicodélica dos garotos de Liverpool, a música foi inspirada no desenho de uma colega de escola de Julian Lennon. A pequena Lucy tinha feito um desenho em que aparecia no céu estrelado e o resto é história. Lucy vem do latim lux e significa “luz” ou “aquela que ilumina”.

Michelle

Continua após a publicidade

Essa canção de amor foi composta por Paul McCartney, mas não existiu uma Michelle inspirando a composição. Uma amiga do Beatle sugeriu “Michelle, ma belle” para completar a letra de uma música que o cantor queria utilizar uma expressão francesa com boa sonoridade. O nome vem do hebraico “Mikha’el” e significa “quem é como Deus?, num questionamento retórico para reforçar a ideia da singularidade para a divindade.

Martha

Paul McCartney homenageia a cachorrinha com quem dividiu a vida por 15 anos. Martha vem do nome aramaico, originada a partir das palavras aramaicas marta, mar, e mara, que podem significar “senhora” ou “patroa”.

Nomes masculinos

Bill/Billy

Este caso é uma aparição dupla, nas músicas  The Continuing Story of Bungalow Bill e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. No primeiro caso, retrata um caçador que vai caçar com a mãe e se arrepende, enquanto Billy Shears é um dos membros da banda fictícia Sgt. Pepper’s.  Bill e Billy são apelidos de William, com origem no germânico Willahelm, que une will/vilja/ wailja no sentido de “vontade” ou “desejo” e helm/hilms, que significa “proteção”.

Continua após a publicidade

Dan

O homem que fugiu com a namorada do jovem que dá nome a música  Rocky Raccoon. Dan deriva do hebraico dan, que significa “aquele que julga”, mas pode também ser um apelido de Daniel, que por sua vez Daniyyel, formado a partir da junção de dan com El, que significa “deus” ou “senhor”.

Desmond

Desmond Decker, um dos pioneiros skinhead reggae, foi homenageado pelos Beatles Ob-La-Di, Ob-La-Da, que é uma expressão iorubá para “a vida continua”. O nome Desmond deriva do gaélico, um idioma antigo falado em algumas partes da Grã-Bretanha, a partir do termo deas-Mhumhain e significa “sul de Munster”, uma região do sul da Irlanda.

Henry

Continua após a publicidade

O cavalo Henry foi mencionado e fazia parte das apresentações citadas na música Being for the Benefit of Mr. Kite!, que contava a história de um mestre de cerimônias de um circo vitoriano. O nome vem do germânico Heinrich, que é a junção de Heim (casa ou lar) com rik (senhor ou príncipe).

Johnny

O protagonista da música Happiness is a Warm Gun, Johnny B. Goode, é descrito como um jovem da Louisiana (EUA) com uma habilidade natural para tocar guitarra. Johnny é um apelido de John, que vem do hebraico Yohanan, que significa “Deus é gracioso” ou “abençoado por Deus”

Jude

A música “Hey Jude” foi feita por Paul McCartney para Julian Lennon, filho de John. Julian estava passando por um momento difícil de ruptura com a separação dos pais, o que motivou a letra que é muito voltada a superação e positividade. Jude tem origem hebraica e pode significar tanto “digno do louvor divino” quanto “pertencente à tribo de Judá”.

Continua após a publicidade

Kite

O mestre do picadeiro das apresentações citadas na música Being for the Benefit of Mr. Kite! não tem o primeiro nome mencionado. Kite, neste caso, deve simbolizar um apelido, já que o termo significa “papagaio” em inglês.

(Doctor) Robert

Uma escolha controversa, o Dr. Robert nunca foi bem esclarecido pelos garotos de Liverpool, mas especula-se que se tratava de Robert Freymann, um médico idoso que receitava anfetaminas de forma recreativa e ilegal para os mais ricos de Nova York.  Com origem germânica, Robert é a junção das palavras hrod, que significa “fama”, e beraht, que significa “brilhante”.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.