Harry Potter: os melhores nomes inspirados na saga
Nomes dos bruxinhos de Hogwarts ainda é fonte de inspiração para muitos pais fãs da série de livros e filmes
Parece que Harry Potter é uma febre que não passa, e não é para menos. O universo criado por J.K. Rowling é rico em detalhes, com personagens complexos e uma trama mágica que atrai tanto crianças quanto adultos. A série de livros, que começou com “Harry Potter e a Pedra Filosofal” em 1997, evoluiu para um fenômeno global, abrangendo filmes, peças de teatro, parques temáticos e uma legião de fãs fervorosos.
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de crianças batizadas com nomes inspirados na saga, coincidindo com o período em que os leitores e espectadores que cresceram com a história se tornaram adultos. Ainda hoje, a influência de Harry Potter permanece forte, refletindo-se na cultura pop, na literatura e até mesmo nos nomes escolhidos para a próxima geração.
No entanto, decidir entre as opções não é fácil, mas há muitos nomes para se inspirar, seja pela pronúncia agradável, significado ou referência a um personagem amado.
Nomes femininos inspirados em Harry Potter
Hermione – A inteligentíssima queridinha dos filmes, Hermione Granger é conhecida por sua inteligência, determinação e lealdade. Ainda, ela é uma das alunas mais brilhantes de Hogwarts. Fora das telinhas, seu nome significa “espírito da vida”.
Luna – Luna Lovegood é uma aluna da Corvinal conhecida por sua excentricidade e espírito livre, sempre acreditando em criaturas mágicas que muitos consideram imaginárias. Seu nome, com origem do latim, significa “lua”.
Bellatrix (ou Bella) – Uma das seguidoras mais leais de Lord Voldemort. Cruel e sádica, ela é uma bruxa poderosa e perigosa, responsável por muitas das ações malignas dos Comensais da Morte. O significado do seu nome, aliás, é bastante perspicaz: “guerreira”.
Lílian (ou Lily) – Mãe de Harry. É lembrada por sua gentileza, coragem e amor incondicional. Ela sacrificou sua vida para proteger seu filho de Voldemort, deixando uma proteção mágica que o salvou e ajudou a derrotar o Lorde das Trevas. Seu nome significa “pura” ou “inocente”.
Dolores – Talvez uma das personagens mais odiadas da saga, Dolores é uma funcionária do Ministério da Magia, que assume o comando de Hogwarts em “A Ordem da Fênix”. Na vida real, seu nome se refere a uma pessoa forte, corajosa e resiliente.
Nomes masculinos inspirados em Harry Potter
Harry – Conhecido como “o menino que sobreviveu”, Harry Potter é corajoso, leal e muito determinado a derrotar Lord Voldemort. Ele é o protagonista da saga, e seu nome significa “líder” ou “comandante”.
Oliver – O capitão apaixonado (e apaixonante) do time de quadribol da Grifinória. Seu nome está relacionado à árvore Oliveira, que representa “paz” e “sabedoria”.
Cedric – Apesar do pouco tempo de tela, Cedric conquistou a todos com sua bravura e caráter íntegro, sendo um talentoso apanhador e um competidor excepcional no Torneio Tribruxo. Seu nome significa “amado chefe”.
James – James Potter, pai de Harry, foi um bruxo habilidoso e um dos Marotos. Derivado de “Jacó”, seu nome significa “aquele que suplanta” (que se excede, supera).
Nicolau – Alquimista famoso por criar a Pedra Filosofal, um artefato mágico central do primeiro livro da série, Nicolau aparece também em “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. Seu nome representa “o que vence com o povo”.
Ainda, Fred e George são nomes frequentemente associados a gêmeos, inspirados pelos personagens conhecidos (e amados) por seu humor travesso e espírito brincalhão. Há também a opção Tom, um pouco questionável quanto a sua referência, mas belíssima em pronúncia e com significado de “gêmeo”; ou Colin, que aparece pouquinho no primeiro livro/filme, mas possui significado de “vitorioso”.