Escritos nas estrelas: confira os nomes inspirados no zodíaco

Constelações, planetas, estrelas e signos servem de referência para nomes de bebês

Por Valentina Bressan
Atualizado em 3 jul 2024, 14h44 - Publicado em 2 jul 2024, 17h00
cosmos-planetas-freepik
Nomes podem ser inspirados nos próprios astros ou em referências ligadas aos signos da astrologia (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Aqueles mais ligados no horóscopo talvez já tenham feito as contas para imaginar qual será o signo do bebê no dia do nascimento. Mas não é só mapa astral: os signos do zodíaco também podem ajudar a escolher nomes cheios de significado especial.

Astros e constelações para o nome do bebê

A ideia para o nome do bebê pode se basear não apenas no próprio cosmos como nos elementos relacionados à astrologia, tradição milenar que dá sentido aos movimentos dos astros no céu.

Cássia ou Cássio podem fazer referência à Cassiopeia, constelação no hemisfério celestial norte conhecida na mitologia grega como a mãe de Andrômeda – outro nome que pode te inspirar.

Órion, Aquila, Lyra e Carina também nomeiam constelações. Mira é uma estrela na constelação de Cetus, já Talita faz parte da Ursa Maior. Bellatrix é a terceira estrela mais brilhante de Órion – dá até para combinar os dois se a gestação for de gêmeos.

Electra, Maia, Lucida e Miriam são outros nomes de estrelas. A maioria dos exemplos é mais utilizada para meninas. Para os pequenos, tem as luminosas estrelas de Sirius, Arturo e Navi.

Se você está em busca de um nome clássico, Ester e Estela significam “estrela”. Sol é autoexplicativo – e dá para usar para meninos e meninas. Hélio também se refere ao maior astro do Sistema Solar. Já Celeste é uma referência ao céu, e Luna, à lua.

Continua após a publicidade

Nomes baseados nos signos do zodíaco

Se a ideia for escolher o nome a partir do mapa astral do bebê, usando como inspiração os signos do zodíaco, a decisão pode esperar até o dia do parto – já que a definição de signo solar, ascendente e lua, conforme a astrologia, depende do local e do horário de nascimento.

Mesmo assim, nomes baseados no signo do zodíaco podem trazer ideias criativas. Para quem nasce no signo de Áries, Marcos é derivado do planeta regente, Marte. Márcio quer dizer guerreiro e Victor, vencedor, ambos ligados à personalidade corajosa e forte associada à Áries.

Os pequenos taurinos, segundo a astrologia, têm a tendência de serem realistas, determinados e buscar estabilidade e conforto. Vários nomes que lembram pedra ou rocha podem trazer o simbolismo dessa característica: Pedro, Pietra ou Alana.

Peixes é um signo ligado à água e, então, podem surgir nomes referentes a esse elemento. Iara – segundo a tradição tupi-guarani, a sereia do Amazonas -, Moana (oceano, em polinésio) ou Coral são algumas possibilidades.

Continua após a publicidade

Os geminianos costumam ser comunicativos, espertos e atentos. Vale a inspiração grega em Atena, deusa da inteligência – ou se basear nos significados. Lara quer dizer “falante” e Gregório, “vigilante”.

Essa ideia também vale para Leão, signo regido pelo sol: Ravi significa sol; enquanto Léo e Laís querem dizer, respectivamente, leão e leoa. Os emotivos cancerianos podem ter nomes baseados em sua personalidade delicada e sensível: Natan carrega o significado de amável e generoso.

Virgem é um signo regido pela Terra – nada como Gaia, que simboliza a mãe natureza na mitologia grega. Virgínia é uma referência mais direta. Pensando nos símbolos, a balança que representa libra também simboliza Nêmesis, deusa da justiça divina que pode ser inspiração para o nome.

Ainda na mitologia grega, Hécate é a deusa da magia e do oculto. Combina com a aura intensa e decidida que é associada aos escorpianos. A data de nascimento também é uma ideia por si só: é de Capricórnio quem nasce de 22 de dezembro a 20 de janeiro. Se calhar do bebê vir perto do Natal, Natália é uma ótima opção.

Continua após a publicidade

Aquarianos tendem a ser criativos, solidários e originais. Alexandre quer dizer “aquele que protege” e Carolina, “menina livre”.

Opções não faltam. E, se as referências do zodíaco e da mitologia grega não forem suficientes, vale a pena dar uma olha na cosmologia de outras culturas.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.