No dia 5 de setembro, celebramos o dia do irmão no Brasil, uma relação que pode ser complexa, alternando momentos de embate e de companheirismo. Entretanto, as dores de cabeça podem começar antes mesmo deles nascerem.
Escolher o nome dos filhos é uma tarefa subjetiva e nem sempre simples, principalmente quando não estamos falando de um filho único. Afinal, na infância, qualquer tema é motivo para ciúmes e provocações. Os nomes não estão imunes e a escolha equivocada pode se tornar um verdadeiro pavor para a família inteira.
Para isso, elencamos alguns nomes que combinam, para irmãos e irmãs manterem a harmonia — pelo menos nesse quesito.
Ricardo e Eduarda
Dois nomes com sonoridades afins, Ricardo e Eduarda compartilham a origem germânica. Ricardo quer dizer “rei forte ou corajoso”. Já Eduarda significa “guardiã das riquezas”. Com essa combinação a família estará protegida como em um castelo.
Bruno e Clara
Bruno e Clara são dois nomes populares e dizem respeito a uma particularidade física. Bruno significa “moreno” ou “marrom”, o oposto de Clara, cujo significado remete a “brilho” ou “iluminada”.
Joaquim e Cecília
Os dois nomes são fortes e marcantes. Joaquim significa “estabelecido por Deus” e Cecília faz referência à “sabedoria” e “música”. Além disso, guardam relação com a literatura brasileira: são os nomes de Machado de Assis e, claro, Cecília Meireles.
Francisco e Alice
A sonoridade das vogais e consoantes formam um conjunto harmônico entre Francisco e Alice. Francisco significa “homem livre” e Alice, “de linhagem nobre”. São nomes tradicionais e sempre populares.
Caio e Beatriz
Para quem deseja uma casa cheia de alegria, Caio e Beatriz são as escolhas certas. Caio quer dizer “alegre” ou “feliz” e Beatriz é “aquela que traz felicidade”. Não faltarão sorrisos na família.
Carlos e Carolina
Para os pais e mães que desejam nomes parecidos, Carlos e Carolina são boas opções. Ambos derivam do mesmo nome germânico “Karl” e significam, respectivamente, “homem e mulher do povo”.
Laura e Vítor
Se o triunfo é importante para a família, Laura e Vítor são os nomes ideais. Ambos se referem a pessoas “vitoriosas”. Certamente, encherão a família de orgulho.
Felipe e Fernanda
Felipe significa “aquele que gosta de cavalos” e Fernanda é “viajante corajosa”. Além de repetirem a sonoridade das iniciais, ambos remetem à liberdade e à aventura.
Luiza e Raul
Dois nomes de força e determinação: Luiza quer dizer “combatente gloriosa” e Raul significa “combatente prudente”. Ainda, os dois guardam uma intimidade sonora: são compostos por hiatos.
Inácio e Helena
Nomes resplandecentes, para filhos brilhantes. Inácio é “nascido do fogo” e Helena é “reluzente”, da mesma raiz grega que significa “sol”.