Austrália: conheça os 10 nomes mais populares no país em 2023
Governo australiano divulga lista de nomes mais utilizados entre meninos e meninas anualmente

Para quem busca nomes com origem na língua inglesa, uma boa ideia é vasculhar as listas de nomes mais populares em diferentes países. Na Austrália, o ranking de nomes é divulgado pelo governo todos os anos. Confira na lista os 5 nomes mais usados em 2023 para meninos e meninas: pode servir de inspiração, inclusive com adaptações para o português.
Oliver
No topo do ranking de nomes para meninos há uma década na Austrália, o nome Oliver faz referência à árvore que dá origem ao azeite de oliva e as azeitonas – a oliveira. Como a planta é símbolo de paz, o significado do nome também está ligado à paz e à esperança.
Isla
Entre meninas australianas, Isla se tornou o nome mais comum em 2023. As raízes do nome podem ser escocesas, tendo relação com a ilha de Islay. No espanhol, tem um significado semelhante, já que Isla quer dizer “ilha” nesse idioma.
Noah
Também bastante popular entre os brasileiros, Noah é o segundo nome mais usado entre meninos australianos. A origem é bíblica e, no hebraico, Noah significa “conforto” ou “descanso”.
Amelia
O nome Amelia tem origem germânica e significado ligado à ideia de “esforço” ou “trabalho”. É bastante comum em países de língua inglesa, mas também pode facilmente ser utilizado no Brasil. Se você busca alguma inspiração histórica, dá para lembrar de Amelia Earhart, mulher que foi pioneira na aviação.
Leo
Outro nome popular na Austrália, mas que também faz sucesso entre os brasileiros é Leo, terceiro colocado no ranking de nomes masculinos. Como você pode imaginar, o significado do nome está ligado à “leão”, já que em latim Leo é a palavra para designar o animal. Nesse sentido, o nome pode ser ligado à bravura e coragem.
Olivia
Se você lembra do significado de Oliver, lá do início da lista, pode adivinhar o que Olivia significa: ambos os nomes estão ligados à árvore oliveira. Em países anglófonos, o nome Olivia é bastante comum desde os anos 1990 – mas sua popularidade começou bem antes, com uma peça de William Shakespeare.
Henry
De origem germânica, o nome Henry quer dizer “senhor da casa” ou “governante do lar”. Pode servir também de apelido para o nome Henrique, no Brasil, ou ser escrito como Enri. Na Austrália, um dos poetas mais famosos do país leva este nome – Henry Lawson.
Mia
Mais uma opção muito utilizada para nomear crianças australianas é Mia. Suas origens são incertas. Pode vir de Maria, nome bíblico, ou derivar da palavra eslava “mila”, que significa querida. Em línguas latinas, “mia” ainda quer dizer “minha”.
Theodore
As raízes do nome Theodore são traçadas até a Grécia: “theos” significa Deus e “doron”, presente. Por isso, um dos significados atribuídos ao nome e suas variações – como Teodore e Teodoro – é “dádiva divina”. Pode ser abreviado como Theo, nome curto que cresce em popularidade no Brasil.
Charlotte
A princesa Charlotte pode pertencer à família real britânica, mas o nome está bombando na Austrália e é um dos mais utilizados para meninas. É comum encontrar esse nome na história entre rainhas e princesas porque o nome Charles era um dos preferidos entre a realeza, e Charlotte servia como equivalente feminino.