Continua após publicidade

Água, fogo, terra e ar: os nomes de bebês ligados aos 4 elementos

De forma direta ou indireta e com diferentes raízes linguísticas, há opções de sobra para quem quer uma criança com nome inspirado na natureza

Por Maurício Brum
5 jul 2024, 17h00
bebes-piquenique-ar-livre-bosque-freepik
Mesmo nomes mais comuns como Marina e Bruna fazem referência a elementos da natureza e podem dar um sentido mais profundo ao nome do bebê (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Na hora de decidir o nome de um bebê, não falta quem busque inspiração na natureza. Nomes indiretamente relacionados a animais e plantas são comuns (que o digam as várias Floras espalhadas por aí), mas há uma opção ainda mais essencial: buscar nomes oriundos dos próprios elementos.

Água, ar, fogo e terra. Se não é lá muito comum encontrar alguém com essas palavras como nome próprio, o mesmo não se pode dizer dos nomes inspirados nos quatro elementos fundamentais. Está em dúvida? Conheça um pouco mais sobre eles e veja se algum não se encaixa com o que você procura.

Nomes ligados à água

Os nomes relacionados a esse elemento indispensável à vida costumam ser inspirados em rios, lagos ou mares. Opções femininas incluem Marina (“pertencente ao mar”, de origem latina), Marisol (como parece à primeira vista, uma junção de “mar” e “sol”) e Maya (“água” mesmo, só que em hebraico).

Para os meninos, os nomes possíveis costumam conter referências a corpos d’água reais. É o caso de Adriano (“vindo de Ádria”, uma cidade banhada pelo Adriático, e por extensão “vindo da água”), Kelvin (“rio estreito”, em referência a um rio escocês com esse nome) e Nilo (o nome do gigantesco rio no Egito).

Para quem quer uma opção bem anglófona, Dylan também é uma alternativa – de origem celta, significa “grande maré” ou “vindo do mar”.

Continua após a publicidade

Nomes relacionados ao ar

Aqui, as referências são principalmente conectadas ao vento. Opções masculinas de nomes que vão para esse lado incluem Alísio (pelos ventos alísios) e Zeferino (do grego Zephyros, o vento que vem do oeste).

Nomes femininos incluem Aura (da palavra grega para “ar” ou “brisa”) e Ilma (uma divindade finlandesa relacionada ao ar). Tanto para meninos quanto para meninas, uma opção é o nome Samir ou Samira, de origem árabe – há vários significados possíveis para esse nome, e um deles seria “brisa noturna”.

Nomes conectados ao fogo

O nome Ariel, mais comum como opção masculina no Brasil, mas também usado para meninas em países de língua inglesa, significa literalmente “leão de Deus” – mas já foi traduzido no passado como “fogo de Deus”. Por isso, acabou se tornando uma opção tradicional para quem quer dar à criança um nome relacionado a esse elemento.

Continua após a publicidade

Outras opções masculinas incluem Inácio (de origem latina, significando “ardente” ou “cheio de fogo”) e – para quem não se incomoda com sonoridades anglófonas – Ken ou Kenneth (“nascido do fogo”, a partir de nomes de origem celta).

Já para as meninas os nomes com essa conexão quente incluem Nina (que tem vários significados possíveis, “fogo” entre eles) e Bruna (“da cor do fogo”).

Outra opção para quem quer algo com relação fogosa é dar nomes inspirados no sol. Nessa linha, aparecem nomes como Hélio (o próprio sol), Dimas (pôr-do-sol), Aurora (nascer do sol) e Roxane (também relacionado ao nascer do sol, mas com outra raiz).

Continua após a publicidade

Nomes vindos da terra

O nome por excelência para quem quer uma relação com a terra é Gaia. Na mitologia grega, é a própria Mãe-Terra. Outra forma de dizer a mesma coisa, essa puxando para uma raiz armênia, é Kayane.

Na seara dos nomes masculinos, as opções costumam ser mais literais. Há muitas opções de nomes relacionados à agricultura e ao trabalho na terra, geralmente variantes nome Jorge – incluem George, Yuri (do russo) e Juarez, além dos femininos Geórgia e Jorgina.

O nome Cleiton também tem conexão com a terra, já que traça suas origens no anglo-saxão Clayton, em referência a um povoamento com terras argilosas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.