Água, fogo, terra e ar: os nomes de bebês ligados aos 4 elementos
De forma direta ou indireta e com diferentes raízes linguísticas, há opções de sobra para quem quer uma criança com nome inspirado na natureza
Na hora de decidir o nome de um bebê, não falta quem busque inspiração na natureza. Nomes indiretamente relacionados a animais e plantas são comuns (que o digam as várias Floras espalhadas por aí), mas há uma opção ainda mais essencial: buscar nomes oriundos dos próprios elementos.
Água, ar, fogo e terra. Se não é lá muito comum encontrar alguém com essas palavras como nome próprio, o mesmo não se pode dizer dos nomes inspirados nos quatro elementos fundamentais. Está em dúvida? Conheça um pouco mais sobre eles e veja se algum não se encaixa com o que você procura.
Nomes ligados à água
Os nomes relacionados a esse elemento indispensável à vida costumam ser inspirados em rios, lagos ou mares. Opções femininas incluem Marina (“pertencente ao mar”, de origem latina), Marisol (como parece à primeira vista, uma junção de “mar” e “sol”) e Maya (“água” mesmo, só que em hebraico).
Para os meninos, os nomes possíveis costumam conter referências a corpos d’água reais. É o caso de Adriano (“vindo de Ádria”, uma cidade banhada pelo Adriático, e por extensão “vindo da água”), Kelvin (“rio estreito”, em referência a um rio escocês com esse nome) e Nilo (o nome do gigantesco rio no Egito).
Para quem quer uma opção bem anglófona, Dylan também é uma alternativa – de origem celta, significa “grande maré” ou “vindo do mar”.
Nomes relacionados ao ar
Aqui, as referências são principalmente conectadas ao vento. Opções masculinas de nomes que vão para esse lado incluem Alísio (pelos ventos alísios) e Zeferino (do grego Zephyros, o vento que vem do oeste).
Nomes femininos incluem Aura (da palavra grega para “ar” ou “brisa”) e Ilma (uma divindade finlandesa relacionada ao ar). Tanto para meninos quanto para meninas, uma opção é o nome Samir ou Samira, de origem árabe – há vários significados possíveis para esse nome, e um deles seria “brisa noturna”.
Nomes conectados ao fogo
O nome Ariel, mais comum como opção masculina no Brasil, mas também usado para meninas em países de língua inglesa, significa literalmente “leão de Deus” – mas já foi traduzido no passado como “fogo de Deus”. Por isso, acabou se tornando uma opção tradicional para quem quer dar à criança um nome relacionado a esse elemento.
Outras opções masculinas incluem Inácio (de origem latina, significando “ardente” ou “cheio de fogo”) e – para quem não se incomoda com sonoridades anglófonas – Ken ou Kenneth (“nascido do fogo”, a partir de nomes de origem celta).
Já para as meninas os nomes com essa conexão quente incluem Nina (que tem vários significados possíveis, “fogo” entre eles) e Bruna (“da cor do fogo”).
Outra opção para quem quer algo com relação fogosa é dar nomes inspirados no sol. Nessa linha, aparecem nomes como Hélio (o próprio sol), Dimas (pôr-do-sol), Aurora (nascer do sol) e Roxane (também relacionado ao nascer do sol, mas com outra raiz).
Nomes vindos da terra
O nome por excelência para quem quer uma relação com a terra é Gaia. Na mitologia grega, é a própria Mãe-Terra. Outra forma de dizer a mesma coisa, essa puxando para uma raiz armênia, é Kayane.
Na seara dos nomes masculinos, as opções costumam ser mais literais. Há muitas opções de nomes relacionados à agricultura e ao trabalho na terra, geralmente variantes nome Jorge – incluem George, Yuri (do russo) e Juarez, além dos femininos Geórgia e Jorgina.
O nome Cleiton também tem conexão com a terra, já que traça suas origens no anglo-saxão Clayton, em referência a um povoamento com terras argilosas.