24 nomes franceses para seu bebê
Populares por lá e com origens variadas, opções podem ser certeiras também no Brasil – e nem precisa fazer biquinho para pronunciar
As Olimpíadas de Paris 2024 estão aí, e o entusiasmo com notícias da França também faz muita gente buscar no país a inspiração para nomes de bebês.
De olho nos Jogos, preparamos uma lista com 24 dos mais populares – e charmosos – nomes do país da Torre Eiffel que podem servir de sugestão para quem está em dúvida sobre a melhor maneira de nomear uma criança.
Nomes masculinos
Charles – “Carlos”, em francês, é um nome que faria menção a um homem livre. Por lá, também tem uma relação histórica com Charlemagne (para nós, Carlos Magno), o lendário imperador que viveu na virada do século 8 para o 9.
Gabriel – O nome também é muito usado por aqui, mas, na França, há uma década é aquele mais popular entre os meninos recém-nascidos. De origem hebraica, também é um nome bíblico e significa “homem de Deus”.
Jules – Equivalente ao nosso Júlio, esse nome faria menção à juventude.
Léo – Não é apelido de Leonardo, viu? É apenas Léo, mesmo. Significa “leão”.
Louis – Equivalente ao nosso Luís (ou Luiz), é um nome cheio de história na França, batizando de reis a santos. Na origem, significa algo como “guerreiro glorioso”.
Maël – Nome de origem celta, significa “príncipe”.
Martin – No passado, o nome fazia menção a Marte, o deus da guerra, e consequentemente esse nome indicaria uma pessoa ligada a isso, como um guerreiro. Vale lembrar que em francês a pronúncia muda: não é “Martim” nem “Mártin”, mas “Martã”, carregando no R.
Noah – Mais um que traça suas raízes na Bíblia, esse nome de origem hebraica significa “conforto” ou “descanso”.
Pierre – Esse nome já foi muito mais popular no passado, mas a versão francesa do nosso Pedro ainda é um clássico absoluto da língua. Também é muito encontrado hifenizado como Jean-Pierre, ou João Pedro.
Raphaël – Outro nome com origens bíblicas, significa “curado por Deus”. Por aqui, é mais comum encontrar a versão sem trema, mas para fazer a pronúncia correta em francês você precisa do ë.
Théo – Com origem grega, o nome faz menção às divindades (pense na raiz da palavra “teologia”) e, quando aplicado a uma criança, significaria “presente de Deus”.
Timothée – Parceiro do nosso “Timóteo”, tem origem grega e junta as palavras para “honra” e “Deus”, fazendo menção a alguém que honra as divindades.
Nomes femininos
Alba – De origem no latim, esse nome pode significar tanto a aurora do começo do dia quanto o brilho dela ou a cor branca.
Ambre – Muito utilizado na França e pouco conhecido fora de lá, esse nome faz referência ao âmbar.
Camille – Versão francesa de Camila, esse nome não tem uma origem totalmente esclarecida, mas a maioria dos estudos etimológicos aponta que significa algo como “mensageira”.
Chloé – Com origem grega, o nome faz menção ao florescimento e à fertilidade.
Emma – Traçando suas raízes na palavra germânica ermen, significa “inteira” ou “universal”.
Héloïse – Com acento e trema para diferenciar do nosso Heloísa, tem o mesmo significado – uma pessoa “saudável”.
Jade – Atualmente é o nome de meninas mais popular da França. O nome faz referência à pedra preciosa e, por extensão, à cor verde caraterística dela.
Juliette – É uma versão diminutiva e carinhosa de Julia, que por sua vez é o feminino de Jules (veja acima).
Léna – Só muda a origem, mas o significado de fundo é parecido com o de Alba, representando algo brilhante e com luz.
Louise – Versão feminina do Louis (veja acima).
Margot – Significa “pérola”. É o francês de Margarete ou Margarida.
Zoé – Mais uma com passado grego, essa denominação significa “vida”.