10 dicas de nomes populares na Suíça
Muitos bebês são batizados com nomes com origens nas línguas germânicas, mas também francesas e nórdicas
Entre Itália, França, Áustria e Alemanha, fica a Suíça no mapa europeu. O país lembrado pelos Alpes e pelo chocolate traz seu caráter de fronteira também na língua: são quatro as línguas oficiais do país. Alemão, francês, italiano e romanche são falados na Suíça.
A mistura de influências aparece também nos nomes mais tradicionais do país. Bebês são batizados com nomes com origens nas línguas germânicas, mas também francesas e nórdicas. Separamos 10 dicas para você se inspirar na cultura suíça na hora de nomear seu bebê.
Elsa
Além da referência contemporânea à personagem do filme Frozen da Disney, Elsa é um nome comum na Suíça e na região escandinava. O significado pode ser “Deus é abundância” ou “Deus é uma promessa”. O nome deriva de Elizabeth.
Jean
Nome que pode ser usado tanto para meninos quanto para meninas, Jean tem origem francesa e é uma opção bastante utilizada na Suíça. O significado do nome é “Deus é gracioso”. A Suíça foi o país de nascimento de duas figuras famosas que foram batizadas de Jean: o filósofo Jean-Jacques Rousseau e o psicólogo Jean Piaget.
Úrsula
Outro nome feminino bastante usado na Suíça é Úrsula. Com as origens etimológicas no latim, o nome quer dizer “pequena ursa”. A popularidade do nome ficou ainda maior por conta da atriz (suíça!) Ursula Andress, conhecida por atuar no primeiro filme do personagem James Bond, em 1962.
Hans
Indo muito além da cultura suíça, Hans é um nome de origem germânica utilizado em diversos países e diferentes línguas. É uma derivação do nome Johannes. Repetindo o significado do nome Jean, Hans faz referência a “Deus é gracioso”.
Irma
Entre países da Europa germânica, uma escolha popular de nome para meninas é Irma. “Universal” ou “completa” podem ser significados associados ao nome. Na língua alemã, Irma pode servir como apelido para outros nomes, como Irmine.
Albert
O mais famoso dos físicos, Albert Einstein, nasceu na Alemanha mas se tornou um cidadão suíço. Além de homenagear um importante cientista, o nome Albert quer dizer “nobre” e “brilhante”. As origens do nome estão nas línguas germânicas.
Heidi
Com significados ligados à ideia de “nobreza” e “gentileza”, Heidi é mais um nome frequente entre meninas na Suíça. Heidi também é o nome da protagonista do livro homônimo suíço, lançado na década de 1880 por Johanna Spyri e adaptado para filmes e animações. Na história, a menina vive com seu avô paterno nos Alpes Suíços.
Karl
Uma variante do nome inglês Charles, Karl significa “homem livre”. O nome tem origem na língua alemã e também pode ser escrito como Carl. Na Suíça, aliás, nasceu um Carl que ficaria conhecido por suas contribuições à psicologia: Carl Gustav Jung.
Olga
Olga é um nome de origem nórdica, mas muito utilizado em países do leste europeu – e na Suíça. O nome é uma adaptação de Helga, que significa “abençoada” ou “santa”. O significado se estende para a história – a primeira santa da Rússia se chama Olga Prekrasa.
Fritz
O nome Fritz remete, de primeira, à cultura alemã: de fato, as origens do nome estão na língua germânica. O significado de Fritz é “líder pacífico”. Além de ser muito comum na Suíça, o nome serve de apelido para Friedrick ou Frederick.