Manter exames em dia é fundamental para a saúde da mãe e do bebê

O acompanhamento laboratorial é de suma importância para diagnosticar ou prevenir doenças no período gestacional

A gravidez é um momento de grandes transformações físicas e emocionais para a mulher. O corpo se modifica lentamente, se preparando para o parto e para lidar com a maternidade. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é por conta dessas mudanças que o cuidado com a saúde deve ser redobrado a partir do momento em que é descoberta a gravidez, sendo fundamental o pré-natal com um obstetra. 

O coordenador de medicina fetal (MEFE) do laboratório Labs a+, Bruno Derbli, explica que esse acompanhamento é importante para avaliar o crescimento e desenvolvimento do bebê, além, é claro, do estado clínico, nutricional e psicológico da mãe. “É por meio de exames também que conseguimos diagnosticar ou prevenir doenças que possam ocorrer e indicar o melhor tratamento”, afirma. “Um exame para detecção da sífilis, por exemplo, quando positivo, indica a necessidade imediata de início do tratamento com antibióticos. Quando tratada de forma adequada, a doença não provoca nenhum dano fetal. Porém, quando não tratada, permite a ocorrência de sífilis congênita, que é gravíssima e sem cura após o nascimento.” 

Essas doenças potencialmente danosas – como HIV, hepatites, rubéola e toxoplasmose, além da sífilis –, ressalta o médico, são investigadas logo no início da gestação. Uma ultrassonografia transvaginal também faz parte dos primeiros acompanhamentos laboratoriais, para determinar o tempo e a localização da gravidez e o número de embriões. Além disso, são solicitados diversos exames de sangue e urina para avaliar a presença de algum fator de risco ou alguma doença que possa provocar dano fetal ou alteração no crescimento da criança. 

Rotina de exames

Habitualmente, o obstetra solicita à gestante uma bateria de exames laboratoriais a cada trimestre da gestação. Muitos deles são repetidos constantemente até o nascimento do bebê. “A ultrassonografia, que é feita no começo da gravidez, deve ser realizada novamente entre a 11ª e a 13ª semana para avaliar o risco de ocorrência de um grupo de mudanças genéticas conhecidas como aneuploidias, como a síndrome de Down. Entre a 22ª e a 24ª semana deve ser realizada a ultrassonografia morfológica para ver se existe alguma má-formação estrutural no feto”, informa Derbli. 

Por conta da importância dos exames, é fundamental que o médico responsável pelo pré-natal e a gestante tenham uma relação de confiança com o laboratório escolhido. A precisão no resultado e o atendimento, por exemplo, devem ser sempre levados em conta. “O laboratório é avaliado pelo médico e pela gestante por meio de parâmetros diferentes. O médico verifica a qualidade do exame e a taxa de detecção de doenças. A gestante se atenta à qualidade do atendimento realizado, se foi humanizado, cuidadoso, se ela é bem recebida e bem tratada na unidade. O melhor laboratório é aquele que atinge as expectativas de ambos.” 

Diferenciais

Pensando nas necessidades das futuras mães, o Labs a+ criou o programa exame+fácil, que oferece menores preços e condições especiais de pagamento, e passou a disponibilizar o resultado online do ultrassom por 24 horas, para que a paciente possa fazer o download do vídeo com o som do coração do bebê, por exemplo, e compartilhar o link com familiares e amigos.  

Os laboratórios do Grupo Fleury também oferecem o Atendimento Móvel, levando profissionais especializados para realizar os exames necessários na casa das pacientes. “Em especial nas gestações mais avançadas, em que o peso da barriga e o consumo de energia feito pelo feto já são bem grandes, a gestante não precisar se deslocar até o laboratório é uma vantagem. Fazer a coleta do material em ambiente tranquilo e confortável torna o processo bem menos sacrificante”, complementa o especialista. 

Confira, a seguir, os exames obrigatórios durante a gravidez.

 (ABC/Bebê.com.br)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s