Continua após publicidade

Insônia na gravidez: por que ocorre e o que fazer?

Incômodo é comum, mas em muitas situações pode ser amenizado

Por Maurício Brum
14 set 2024, 07h00
mulher-loira-gravida-telefone-cama_Freepik
Para amenizar a insônia, é importante ter um horário certo para dormir e evitar usar o celular antes de cair na cama (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

A gravidez é um período emocionante na vida de qualquer família, mas, romantismos à parte, é preciso admitir: para quem está carregando um bebê, não faltam desconfortos associados ao corpo que está mudando para garantir a formação de uma nova vida. Entre os vários incômodos, um dos mais comuns é a insônia.

É até irônico: você sabe que precisa repousar, pois o corpo está demandando ainda mais energia para sustentar outra pessoinha dentro do útero – e também sabe que, nos meses após o nascimento, as chances de dormir bem vão ser ainda mais escassas. Mas, mesmo assim, pode ser difícil pegar no sono.

Em primeiro lugar, que fique claro: ter insônia na gravidez é normal, por mais inconveniente que seja. Mas algumas técnicas podem ajudar a amenizá-la.

Por que a insônia ocorre na gravidez?

Como costuma ser o caso quando falamos de mudanças associadas à gestação, alterações hormonais e mudanças no próprio corpo são as culpadas, também, quando o assunto é a insônia.

Continua após a publicidade

Os enjoos e a azia típicos da gravidez, por exemplo, podem se tornar desconfortáveis a ponto de impedir um sono de qualidade. Do mesmo modo, uma necessidade maior de urinar é outra razão que faz gestantes despertarem no meio da noite – e, em muitos casos, não conseguirem voltar a adormecer.

A maior frequência do xixi está relacionada tanto ao aumento da progesterona no organismo quanto a uma maior pressão exercida pelo bebê sobre a bexiga, conforme ele vai crescendo. Aliás, o desenvolvimento da criança também pode levar a outros problemas para dormir, seja porque ela começa a se mexer demais ou porque a barriga começa a se tornar grande a ponto de impedir que você se deite na posição mais confortável.

Tem solução para a insônia na gravidez?

Resolver um caso de insônia durante a gestação pode ser mais difícil do que em tempos normais, já que muitos medicamentos utilizados para ajudar a adormecer são contraindicados nesse período.

Continua após a publicidade

O caminho, para tentar amenizar o incômodo, é buscar saídas paliativas: fazer uma boa higiene do sono, o que inclui se deitar diariamente no mesmo horário, evitar ir para a cama lendo coisas no celular, e não se movimentar demais com atividades físicas nas 4 horas anteriores a ir pra cama.

Se a vontade de fazer xixi é seu maior problema, evite tomar muita água à noite. Mas não deixe que isso vá contra a hidratação: se sentir sede, beba água, mesmo que isso possa dificultar as coisas na hora de dormir. É uma questão de redução de danos e, ao menos no período da gravidez, a desidratação é mais problemática do que um sono ruim.

o consumo de cafeína não é indicado em momento algum durante a gravidez. Mas, caso você vá contra a orientação médica e ainda faça uso de alguma substância estimulante, esse hábito também deve ser interrompido para favorecer o sono.

Continua após a publicidade

Além disso, vale conversar com seu médico para ver se há técnicas de respiração, meditação ou mesmo posição para se deitar que podem contribuir para um sono melhor.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.